Suécia e Nova Zelândia, duas estratégias muito diferentes para a covid-19

Dois casos bem distintos, que se desviaram das políticas adoptadas e consideradas mainstream. Agora voltam a decidir de modo diferente quanto a exigir testes a viajantes vindos da China.

Foto
A abordagem aos viajantes que chegam da China está a ser diferente em varios países. A Nova Zelândia, que fechou as suas fronteiras, não considera exigir, para já, testes. Neil Hall/EPA

Além da China, alguns países destacaram-se do resto do mundo pelas suas estratégias diferentes, contra a covid-19, com dois dos casos mais importantes a serem a Nova Zelândia que rapidamente se fechou ao mundo para conter a entrada de casos, mas que apostou ainda numa comunicação eficaz, ou a Suécia, com uma política que pretendia não ter confinamentos por não serem sustentáveis a longo prazo e com um grande ponto de interrogação sobre a questão de se era pretendido chegar rapidamente a uma imunidade de grupo, numa altura em que ninguém sabia quanto tempo demoraria a haver vacinas, mas também não se sabia a duração da imunidade obtida por infecção.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários