João Ferreira foi penalizado e cai de 6.º para 12.º nos veículos ligeiros no Dakar

Campeão nacional de TT concluiu os 367 quilómetros da etapa junto ao Mar Vermelho a 10m43s do vencedor, mas sofreu uma penalização de 15 minutos.

Foto
João Ferreira foi sexto nos veículos ligeiros Reuters/HAMAD I MOHAMMED

O português João Ferreira (Yamaha) foi este domingo sexto classificado da categoria T3, dedicada a veículos ligeiros (SSV) protótipos, na primeira etapa da 45.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, na Arábia Saudita. Mas uma penalização de 15 minutos aplicada pela organização fez com que o piloto português caísse para o 12.º posto.

O campeão nacional de TT concluiu os 367 quilómetros da etapa em redor do acampamento da organização, denominado Sea Camp, junto ao Mar Vermelho, com o tempo de 4h08m23s, cruzando a linha de chegada a 10m43s do vencedor, o chileno "Chaleco" López Contardo (Can-Am).

"Foi uma etapa muito difícil, tento em conta a ordem de partida com que fomos brindados. Esta situação acaba, por outro lado, por nos permitir evoluir e aprender muito para o futuro na competição. Estamos muito satisfeitos com o resultado na nossa primeira etapa de sempre num Dakar", disse o piloto de Leiria.

O belga Guillaume de Mevius (GRALLY) foi segundo, a 1m49s, com o norte-americano Seth Quintero (BRP) em terceiro, a 3m07s.

Nesta categoria, Hélder Rodrigues (Can-Am) foi oitavo classificado, a 12m05s do mais rápido do dia, enquanto Ricardo Porém (Yamaha) foi 11.º classificado.

Nos T4 (veículos ligeiros derivados de série), Pedro Bianchi Prata, que navega para o brasileiro Bruno Oliveira (Can-Am), foi nono classificado, a 12m54s do vencedor, o lituano Rocas Baciuska (Can-Am).

Nas motos, Joaquim Rodrigues Jr. (Hero), que tinha sido 10.º, acabou penalizado com seis minutos e caiu para 17.º, a 13m10s do vencedor, o norte-americano Ricky Brabec (Honda). O argentino Kevin Benavides (KTM) foi segundo, a 19 segundos, com o australiano Toby Price (KTM) em terceiro.

O luso-germânico Sebastian Bühler (Hero) é o melhor representante nacional, na 12.ª posição, com António Maio (Yamaha) a ser 15.º, ganhando uma posição devido à penalização de Joaquim Rodrigues. Mário Patrão (KTM) foi 55.º.

Esta segunda-feira disputa-se a segunda etapa, entre Sea Camp e Al Ula, com 590 quilómetros, 431 deles cronometrados.

Sugerir correcção
Comentar