Exército da Sérvia posto em “alerta máximo de prontidão de combate” por causa das tensões com o Kosovo

Bloqueios de estradas e relatos de tiros disparados perto de uma patrulha da NATO agravam relações entre Belgrado e Pristina.

Foto
Protesto pró-sérvio, contra a Kosovo, na localidade de Rudare Reuters/STAFF

As Forças Armadas sérvias foram postas em “alerta máximo de prontidão de combate” por causa das tensões cada vez maiores em alguns pontos da fronteira com o Kosovo, anunciou na segunda-feira o ministro da Defesa da Sérvia, Milos Vucevic, num comunicado.

Segundo a AFP, o ministro informou que a decisão veio do Presidente, Aleksandar Vucic, que também ordenou o reforço das unidades especiais do Exército, dos actuais 1500 soldados para 5000.

Na véspera, o general Milan Mojsilovic, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, já tinha sido destacado para Raska, localidade sérvia próxima da fronteira com o Kosovo.

“Irei tomar todas as medidas para proteger a nossa população e para salvaguardar a Sérvia”, afiançou Vucic, citado pela BBC.

O Governo kosovar, liderado pelo primeiro-ministro Albin Kurti, acusa o Exército sérvio de estar a preparar “um ataque” na região Norte do Kosovo, onde reside a maioria dos cerca de 120 mil cidadãos de ascendência sérvia.

As relações entre a Sérvia e o território montanhoso, de maioria étnica albanesa, que se tornou independente em 2008, atravessam uma das suas piores fases em mais de duas décadas.

As tensões entre Belgrado e Pristina aumentaram devido a uma série de episódios que vão desde a proibição de carros com matrículas sérvias de circularem no Kosovo à recusa de um partido pró-sérvio de participar nas eleições locais – que forçou o seu adiamento, para 2023.

Para além disso, há cerca de duas semanas, a detenção de um antigo polícia kosovar de origem sérvia provocou bloqueios de estradas e a confrontos com a polícia. E, este domingo, a força de manutenção da paz da NATO no Kosovo (KFOR) denunciou o disparo de vários tiros junto a uma patrulha sua, perto da região de Zubin Potok.

“Ainda que haja reuniões planeadas entre todas as partes, é importante que todos os envolvidos evitem quaisquer retórica ou acções que possam causar tensões ou escalar a situação”, pediu a KFOR, num comunicado.

O Governo kosovar, liderado pelo primeiro-ministro Albin Kurti, acusa o Exército sérvio de estar a preparar “um ataque” na região Norte do Kosovo, onde reside a maioria dos cidadãos de ascendência sérvia.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários