A Coca-Cola de Azeitão tem novas visitas: são 45 anos “entranhada” em Portugal

A fábrica da Coca-Cola em Portugal tem um novo circuito de visitas para dar a conhecer a história da marca: são 136 anos de história, mas só se bebe Coke em Portugal, oficialmente, desde 1977.

GBV Guillermo Vidal 17 de Novembro 22 45 Anos CocaCola Portugal Fábrica de Azeitão
Fotogaleria
Fábrica da Coca-Cola em Azeitão celebra 45 anos da marca em Portugal com novo circuito de visitas Guillermo Vidal
GBV Guillermo Vidal 17 de Novembro 22 45 Anos CocaCola Portugal Fábrica de Azeitão
Fotogaleria
Fábrica da Coca-Cola em Azeitão celebra 45 anos da marca em Portugal com novo circuito de visitas Guillermo Vidal
GBV Guillermo Vidal 17 de Novembro 22 45 Anos CocaCola Portugal Fábrica de Azeitão
Fotogaleria
Fábrica da Coca-Cola em Azeitão celebra 45 anos da marca em Portugal com novo circuito de visitas Guillermo Vidal
GBV Guillermo Vidal 17 de Novembro 22 45 Anos CocaCola Portugal Fábrica de Azeitão
Fotogaleria
Fábrica da Coca-Cola em Azeitão celebra 45 anos da marca em Portugal com novo circuito de visitas Guillermo Vidal
GBV Guillermo Vidal 17 de Novembro 22 45 Anos CocaCola Portugal Fábrica de Azeitão
Fotogaleria
Fábrica da Coca-Cola em Azeitão celebra 45 anos da marca em Portugal com novo circuito de visitas Guillermo Vidal
GBV Guillermo Vidal 17 de Novembro 22 45 Anos CocaCola Portugal Fábrica de Azeitão
Fotogaleria
Fábrica da Coca-Cola em Azeitão celebra 45 anos da marca em Portugal com novo circuito de visitas Guillermo Vidal
GBV Guillermo Vidal 17 de Novembro 22 45 Anos CocaCola Portugal Fábrica de Azeitão
Fotogaleria
Fábrica da Coca-Cola em Azeitão celebra 45 anos da marca em Portugal com novo circuito de visitas Guillermo Vidal
GBV Guillermo Vidal 17 de Novembro 22 45 Anos CocaCola Portugal Fábrica de Azeitão
Fotogaleria
Fábrica da Coca-Cola em Azeitão celebra 45 anos da marca em Portugal com novo circuito de visitas Guillermo Vidal
GBV Guillermo Vidal 17 de Novembro 22 45 Anos CocaCola Portugal Fábrica de Azeitão
Fotogaleria
Fábrica da Coca-Cola em Azeitão celebra 45 anos da marca em Portugal com novo circuito de visitas Guillermo Vidal

“Primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Criado por Fernando Pessoa, em 1927, este seria o primeiro slogan oficial da Coca-Cola, em Portugal, se a primeira tentativa de trazer a empresa para o território português tivesse sido bem-sucedida. A realidade é que a marca chegou ao país apenas em 1977, com a fábrica de Azeitão a ser inaugurada no ano seguinte.

Neste ano em que se assinalam os 45 anos da primeira venda oficial em Portugal, a fábrica reabre ao público o seu circuito de visitas, anteriormente encerrado pela pandemia, com o objectivo de dar “a conhecer que a Coca-Cola, [embora não sendo uma marca nacional], é um produto produzido em Portugal”, esclarece Márcio Cruz, chefe de comunicação da empresa em Portugal.

É durante uma manhã de chuva que os primeiros convidados a conhecer o novo circuito de visitas são recebidos na fábrica da Coca-Cola, em Azeitão, pela réplica da garrafa portuguesa apresentada pela marca na Expo 98. Na fábrica, localizada no concelho de Setúbal, a inauguração é marcada por uma entrada que se assemelha a uma passadeira vermelha ocupada por duas carrinhas clássicas, uma amarela e outra – uma “pão de forma” – vermelha com o nome da marca, uma cor que marcaria outra grande criação da marca, o Pai Natal tal como o conhecemos "fisicamente", figura bonacheirona em trajes vermelhos criada para anúncios da Coca-Cola há cerca de um século.

O mais recente circuito de visitação da fábrica, responsável pela produção de 90% dos produtos vendidos pela Coca-Cola no país, distingue-se do anterior, “direccionado para a filosofia da fábrica da felicidade”, pelo trabalho de “criar uma visita mais pedagógica”, explica o responsável de comunicação e sustentabilidade.

“Achámos que não havia nada melhor para reabrir as portas ao público que mostrar como a Coca-Cola é produzida e provar que o sistema Coca-Cola é mais que uma bebida”, acrescenta Márcio Cruz.

É na Farmácia Jacobs e pelas mãos de John Pemberton, fundador da marca criada há 136 anos, que nos são dadas as boas-vindas através de uma pequena apresentação sobre a criação “da melhor empresa do mundo”, como diz Pemberton, mais especificamente uma projecção criada como forma de transmitir ao público a sensação de estar diante do fundador.

"Coca-Cola é muito mais que água, xarope e CO2"

Das portas da Farmácia Jacobs somos convidados a entrar para os vastos corredores marcados por um chão vermelho onde iremos conhecer mais sobre a marca. O início pautado por papel de parede que lembra antigas casas de madeira transporta-nos para o contexto histórico onde nos são apresentadas fotografias da farmácia que esteve na origem da marca e as pessoas por trás da mesma.

Foto
Fábrica da Coca-Cola em Azeitão Guillermo Vidal

É mais à frente, no mesmo corredor, que os visitantes descobrem um pouco mais sobre os actuais objectivos, as medidas implementadas no âmbito da sustentabilidade e o impacto na comunidade. Neste espaço, é possível ficar a conhecer diferentes curiosidades, como o facto de 99,2% das embalagens serem, garantem-nos, produzidas em materiais recicláveis, ou descobrir, através do uso de smartphones, o impacto que alguns projectos terão tido nas comunidades envolvidas, através de vários testemunhos pessoais.

É só então que o visitante tem o primeiro contacto com o processo de produção, desde o laboratório químico à sala de xaropes, de onde o produto sai para a linha, sendo misturado com água e dióxido de carbono (CO2) para dar origem à tão conhecida bebida. Durante este caminho é possível também observar o funcionamento das máquinas responsáveis por transportar, “soprar” as pré-formas que dão origem a novas embalagens, e as que se ocupam de encher os recipientes com a bebida.

“A marca Coca-Cola é muito mais que água, xarope e CO2”, sublinha Márcio Cruz ao apresentar o espaço interactivo dedicado aos vários ingredientes da gama de mais de 130 produtos das 15 marcas pertencentes à empresa. É ainda possível conhecer os diferentes formatos de reciclagem utilizados pela Coca-Cola e como cada visitante, enquanto consumidor, pode ajudar na correcta separação dos resíduos. “Todos os nossos materiais são recicláveis e de alta qualidade e queremos reforçar a quem nos visita a importância de reciclar”, explica Márcio Cruz.

A visita termina num espaço com o mote "bem-vindos a casa", destacando a presença da marca no quotidiano dos consumidores.


Texto editado por Luís J. Santos

Sugerir correcção
Ler 1 comentários