Garrafeira Napoleão: A arte de vender loureiro e alvarinho

A Garrafeira Napoleão, com quatro lojas em Lisboa, está há meio século no negócio do vinho. A maioria dos clientes é estrangeira e o Vinho Verde, entre os brancos tranquilos, é o mais vendido.

Foto
Ana Teresa Napoleão é a responsável pelas lojas da Garrafeira Napoleão na Baixa e pelas compras gerais da empresa com quatro lojas em Lisboa Goncalo Villaverde

Foi Francisco Napoleão, pai de Ana Teresa Napoleão – a actual responsável pelas compras gerais e pelas lojas da Baixa –, que abriu a primeira loja de vinhos, sucedendo a uma empresa, também familiar, de venda de atoalhados e roupas para casa e pronto-a-vestir, corria o ano de 1969.

Maioritariamente a empresa negociava com vinhos a granel, já que na época havia poucas marcas engarrafadas. Essa primeira loja abriu em Alvalade, junto ao mercado, seguindo-se a da Rua da Misericórdia, depois no Saldanha (que actualmente funciona apenas como armazém), Praça do Chile (entretanto, encerrada) e por fim, em 1982, na Avenida de Roma, onde antes era a loja de confecções. A conquista da Baixa lisboeta deu-se em 1992, na Rua dos Fanqueiros (esquina com a Rua da Conceição) e passados 15 anos compraram a loja na outra esquina, onde hoje se situa o espaço principal.

Em inventário, a Napoleão tem mais de 5 mil referências e um pouco mais de 100 mil garrafas. O grosso da clientela, cerca de 70%, são estrangeiros, turistas na sua maioria, que gostam muito de olhar, perguntar, provar sempre que podem e depois comprar. Muitos voltam, outros vêm com uma recomendação dos que já compraram e outros ainda tornam-se clientes fiéis com compras online – a empresa dispõe de serviço de entrega para Estados Unidos, Japão e Europa.

Como empresa familiar que é, integra na sua equipa três dos sete irmãos Napoleão, contando, também, com um staff de 12 empregados.

Garrafeira Napoleão, na Baixa de Lisboa Goncalo Villaverde
Garrafeira Napoleão, na Baixa de Lisboa Goncalo Villaverde
Fotogaleria
Garrafeira Napoleão, na Baixa de Lisboa Goncalo Villaverde

Pouco a pouco, foram seduzindo os estrangeiros para os vinhos da Região dos Vinhos Verdes, maioritariamente alvarinho e loureiro, de que têm mais de 60 referências: “Por norma, temos sempre vinhos do porto abertos para prova e são os que mais vendemos. Em conversa com os clientes, percebemos que havia alguma apetência por vinhos brancos frescos e começámos também a disponibilizar a prova de Vinhos Verdes”, conta Ana Teresa Napoleão.

“Foi um sucesso e esses vinhos rapidamente se tornaram uma das principais escolhas dos turistas, sobretudo americanos, alemães e austríacos. Os loureiros e os alvarinhos são os vinhos brancos que mais vendemos.”

Garrafeira Napoleão
Rua dos Fanqueiros, 70 (Baixa), Lisboa
Tel.: 218861108
Web: napoleao.eu
Das 10h às 19h. Encerra ao domingo


Este artigo foi publicado no n.º 7 da revista Singular.

Sugerir correcção
Comentar