Há duas curtas-metragens portuguesas elegíveis para o Óscar da Animação

Ice Merchants e O Homem do Lixo estão na corrida às nomeações para o prémio da Academia de Hollywood.

cultura,cinema-animacao,cinema-portugues,hollywood,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Ice Merchants, de João Gonzalez DR
cultura,cinema-animacao,cinema-portugues,hollywood,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves DR

Os filmes de animação Ice Merchants, de João Gonzalez, e O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, integram a lista de potenciais candidatos às nomeações para o Óscar de melhor curta-metragem nesta categoria, anunciou esta segunda-feira a Agência da Curta-Metragem (ACM) em comunicado, acrescentado que a votação começou neste mesmo dia e vai decorrer até 15 de Dezembro. A shortlist de finalistas será anunciada a 21 de Dezembro e os nomeados serão conhecidos a 24 de Janeiro – a cerimónia dos Óscares está já agendada para 7 de Março, em Los Angeles.

As duas obras “conquistaram, nestes últimos meses, vários prémios em festivais qualificantes para o Óscar, tornando-se elegíveis para os prémios da Academia americana”, acrescenta a ACM.

Ice Merchants, a aventura de pai e filho que diariamente saltam de pára-quedas sobre um precipício gelado para venderem gelo na aldeia mais próxima, já arrecadou nove prémios em festivais que dão acesso à entrada na corrida aos Óscares de Hollywood: Curtas Vila do Conde, Guadalajara, Melbourne, Chicago, St. Louis, Alcine, BendFilm, Anim’est e Spark. A estes somam-se 41 outros prémios e menções especiais e mais de 90 selecções oficiais em festivais de todo o mundo. Ainda na semana passada o filme de João Gonzalez integrou a lista de nomeados para os prémios da Academia Europeia de Cinema, onde sairia vencedora a curta Granny’s Sexual Life, da eslovena Urška Djukic e da francesa Émilie Pigeard.

Já o filme de Laura Gonçalves, que narra as férias de Agosto em Belmonte de uma família de emigrantes portugueses, conquistou também um prémio que lhe dá acesso às nomeações de Hollywood, no Festival de Cinema de Animação de Zagreb, na Croácia, além de outros 19 prémios e 64 selecções oficiais em certames de diferentes países.

Mesmo chegando à primeira shortlist – como aconteceu em 2019, com o filme de Regina Pessoa Tio Tomás - a Contabilidade dos Dias –, nenhuma obra portuguesa alcançou até hoje a última etapa da nomeação para o Óscar.

Sugerir correcção
Comentar