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Estas fotografias são como cartas de amor à vida selvagem em risco de extinção

A organização Vital Impacts, da fotógrafa da National Geographic Ami Vitale, recusa-se a cruzar os braços diante do perigo iminente de extinção de milhares de espécies em todo o mundo. A fotografia pode marcar a diferença?

"Dois orangotangos órfãos brincam no centro de reabilitação em Bornéu. À semelhança dos humanos, eles precisam do cuidado e atenção da mãe para se tornarem adultos saudáveis. Os orangotangos vivem nas ilhas de Bornéu e Sumatra, e os bebés são vítimas da captura por caçadores furtivos, que os vendem como animais de estimação. Os caçadores matam as mães para chegarem ás crias. É preciso proteger as florestas onde vivem para garantir que estes animais sobrevivam muito mais anos." ©FRANS LANTING
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"Dois orangotangos órfãos brincam no centro de reabilitação em Bornéu. À semelhança dos humanos, eles precisam do cuidado e atenção da mãe para se tornarem adultos saudáveis. Os orangotangos vivem nas ilhas de Bornéu e Sumatra, e os bebés são vítimas da captura por caçadores furtivos, que os vendem como animais de estimação. Os caçadores matam as mães para chegarem ás crias. É preciso proteger as florestas onde vivem para garantir que estes animais sobrevivam muito mais anos." ©FRANS LANTING

São muitos os animais em risco de extinção que figuram nas fotografias seleccionadas pela fotógrafa Ami Vitale e pela jornalista multimédia Eileen Mignoni para a edição de Inverno da venda online da Vital Impacts: ursos polares, rinocerontes, orangotangos continuam a batalhar, em conjunto com organizações dedicadas à sua conservação, pela manutenção da sua espécie. Mais de 100 fotografias, da autoria de fotógrafos como Steve McCurry, Evgenia Arbugaeva, Nick Brandt, Britta Jaschinski, Tamara Dean, Steve Winter, Jim Naughten, ​entre muitos outros, podem ser adquiridas em prol dessa causa. 

A venda das fotografias tem como objectivo a colecta de fundos para doação a organizações de protecção e conservação da vida selvagem — 60% tem como destino a organização Jane Goodall's Roots and Shoots e o programa de bolsas e mentorias da Vital Impacts. "Criámos um programa de bolsas e mentorias no âmbito do storytelling destinado a 40 conservacionistas indígenas quenianos que trabalhem no sector da protecção da vida selvagem e dos habitats em perigo do norte do Quénia", pode ler-se no site da organização. "Trabalhamos com artistas reconhecidos, mas também temos um compromisso para com o talento emergente."

"Nas traseiras da minha casa em Asheville, Carolina do Norte, que confronta com uma área florestal, mais de uma dezena de ursos passa por lá todas as semanas. Os ursos vivem lado a lado com a comunidade e os residentes instalam brinquedos para que as crias possam brincar. Isso é algo que entretém todo o bairro."
"Nas traseiras da minha casa em Asheville, Carolina do Norte, que confronta com uma área florestal, mais de uma dezena de ursos passa por lá todas as semanas. Os ursos vivem lado a lado com a comunidade e os residentes instalam brinquedos para que as crias possam brincar. Isso é algo que entretém todo o bairro." ©Arnold Corey
"Kilifi, um rinoceronte de 18 meses, junto do seu tratador, Jamara, no centro de conservação Lewa, no Quénia. Kamara passa 12 horas por dia a tomar conta de rinocerontes bebés. A população de rinocerontes negros do Quénia diminuíu até níveis próximos da extinção, mas está a subir graças aos esforços das pessoas e do governo queniano no sentido da sua protecção."
"Kilifi, um rinoceronte de 18 meses, junto do seu tratador, Jamara, no centro de conservação Lewa, no Quénia. Kamara passa 12 horas por dia a tomar conta de rinocerontes bebés. A população de rinocerontes negros do Quénia diminuíu até níveis próximos da extinção, mas está a subir graças aos esforços das pessoas e do governo queniano no sentido da sua protecção." ©Ami Vitale
"Svalbard, Noruega. Após esperar pacientemente durante algumas horas com a câmara na mão, este urso polar acordou do seu sono num anco de neve. Acordou e, claro, caminhou na direcção oposta. Senti-me um pouco derrotado, mas decidi fazer alguns disparos, por mera cortesia, do urso a caminhar para longe. Mais tarde, ao olhar para a imagem, dei-me conta do aspecto mágico daquela pata negra em contraste com o branco do Ártico."
"Svalbard, Noruega. Após esperar pacientemente durante algumas horas com a câmara na mão, este urso polar acordou do seu sono num anco de neve. Acordou e, claro, caminhou na direcção oposta. Senti-me um pouco derrotado, mas decidi fazer alguns disparos, por mera cortesia, do urso a caminhar para longe. Mais tarde, ao olhar para a imagem, dei-me conta do aspecto mágico daquela pata negra em contraste com o branco do Ártico." ©Andy Mann
"Mãe e filho brincam na neve e na chuva numa quinta, na Pensilvânia."
"Mãe e filho brincam na neve e na chuva numa quinta, na Pensilvânia." ©Scott Goldsmith
"Tanzânia. Britta Jaschinski ouviu lendas acerca de um leão solitário que deambulava na região Lobo do parque nacional Serengeti. O seu fascínio levou-a a passar três dias no seu encalce. Encontrou-o a descansar à sombra de uma acácia. Ninguém sabia o que lhe tinha acontecido."
"Tanzânia. Britta Jaschinski ouviu lendas acerca de um leão solitário que deambulava na região Lobo do parque nacional Serengeti. O seu fascínio levou-a a passar três dias no seu encalce. Encontrou-o a descansar à sombra de uma acácia. Ninguém sabia o que lhe tinha acontecido." ©Britta Jaschinski
"Chascas, um macaco-aranha, tem 3 anos.  O Santuário Senda Verde, onde foi realizada a foto, recebeu um aviso para acudir a Chascas após a sua mãe ter sido morta. Quando Chascas chegou a Senda Verde, com cinco meses, ela tinha pesadelos, gritava durante a noite. Agora parece feliz."
"Chascas, um macaco-aranha, tem 3 anos. O Santuário Senda Verde, onde foi realizada a foto, recebeu um aviso para acudir a Chascas após a sua mãe ter sido morta. Quando Chascas chegou a Senda Verde, com cinco meses, ela tinha pesadelos, gritava durante a noite. Agora parece feliz." ©Nick Brandt
"Dusty Tusks"
"Dusty Tusks" ©MARINA CANO
"Elefante do Deserto. O pó africano em torno do gigante é um dos grandes espectáculos daquele continente. Nesta fotografia, na Namíbia, o elefante levanta pó para proteger a sua pele."
"Elefante do Deserto. O pó africano em torno do gigante é um dos grandes espectáculos daquele continente. Nesta fotografia, na Namíbia, o elefante levanta pó para proteger a sua pele." ©Panos Laskarakis
"Suricatas fotografados em Tswalu Kalahari, África do Sul."
"Suricatas fotografados em Tswalu Kalahari, África do Sul." ©KEITH LADZINSKI
"Uma pequena coruja no topo de uma pedra durante o por-do-sol, em Espanha."
"Uma pequena coruja no topo de uma pedra durante o por-do-sol, em Espanha." ©Javier Aznar
"A nossa percepção é que a vida selvagem é algo à parte da humanidade. (...) Esta impressão é ficional e não tem relação com a realidade porque (...) nós vivemos subjugados às leis do mundo natural."
"A nossa percepção é que a vida selvagem é algo à parte da humanidade. (...) Esta impressão é ficional e não tem relação com a realidade porque (...) nós vivemos subjugados às leis do mundo natural." ©Jim Naughten
"Um gambá a alimentar-se do nectar de uma flor do pau-de-balsa."
"Um gambá a alimentar-se do nectar de uma flor do pau-de-balsa." ©Christian Ziegler para a revista National Geographic
"Este trabalho é uma reacção muito pessoal à emergência climática, em particular aos incêndios que ocorreram na Austrália e que destruíram a casa da minha família."
"Este trabalho é uma reacção muito pessoal à emergência climática, em particular aos incêndios que ocorreram na Austrália e que destruíram a casa da minha família." ©Casey Aletheia
"Reflexos de Flamingos"
"Reflexos de Flamingos" ©Tim Flach
"Verme-crina-de-cavalo e grilo doméstico. Quando os vermes infectam os grilos, os grilos cometem suicídio ao saltar para a água. Nessa altura, o verme emerge para viver na água."
"Verme-crina-de-cavalo e grilo doméstico. Quando os vermes infectam os grilos, os grilos cometem suicídio ao saltar para a água. Nessa altura, o verme emerge para viver na água." ©Anand Varma
"Uma amigável família de baleias. As suas listas brancas no ventre das baleias adultas facilitaram a distinção desta família de entre dezenas de outras que se reuniam para socialização."
"Uma amigável família de baleias. As suas listas brancas no ventre das baleias adultas facilitaram a distinção desta família de entre dezenas de outras que se reuniam para socialização." ©Tony Wu
"Mergulhámos silenciosamente no mar azul. Subitamente, junto a nós irrompeu um conjunto de baleias que, junto à superfície, formou uma densa nuvem de água decorrente do impacto. Ficámos cara a cara com este conjunto de 15 baleias adultas que pesavam, no total, cerca de 500 toneladas."
"Mergulhámos silenciosamente no mar azul. Subitamente, junto a nós irrompeu um conjunto de baleias que, junto à superfície, formou uma densa nuvem de água decorrente do impacto. Ficámos cara a cara com este conjunto de 15 baleias adultas que pesavam, no total, cerca de 500 toneladas." ©Shawn Heinrichs
"Leão Marinho a fazer cambalhota. No Equador, nas Ilhas Galápagos, um leão marinho é fotografado junto à costa da Ilha Isabela."
"Leão Marinho a fazer cambalhota. No Equador, nas Ilhas Galápagos, um leão marinho é fotografado junto à costa da Ilha Isabela." ©Christian Vizl Mac Gregor
"Quando preciso de colo, esta imagem, que intitulo de 'Mulher Maravilha', recorda-me que devo procurar sorrir e continuar."
"Quando preciso de colo, esta imagem, que intitulo de 'Mulher Maravilha', recorda-me que devo procurar sorrir e continuar." ©Melanie Dunea
"Christina tem vestida uma cortina e uma coroa feita de uma caixa de cartão. Ela posa como Princesa da Tundra, nos campos Nenets onde as renas são pastoreadas."
"Christina tem vestida uma cortina e uma coroa feita de uma caixa de cartão. Ela posa como Princesa da Tundra, nos campos Nenets onde as renas são pastoreadas." ©Evgenia Arbugaeva
'Palace of Dreams', 2022. "Todas as noites vejo as notícias e assimilo imagens de desastres que acontecem no planeta. A minha mente enche-se de momentos e imagens de pertences de pessoas a serem levados em cheias, lares destruídos, pessoas em necessidade. Somos recordados que vivemos no precipício. Depois, as imagens do meu jardim atravessam o meu pensamento, as minhas mãos na terra, flores que desaparecem e reaparecem todos os anos."
'Palace of Dreams', 2022. "Todas as noites vejo as notícias e assimilo imagens de desastres que acontecem no planeta. A minha mente enche-se de momentos e imagens de pertences de pessoas a serem levados em cheias, lares destruídos, pessoas em necessidade. Somos recordados que vivemos no precipício. Depois, as imagens do meu jardim atravessam o meu pensamento, as minhas mãos na terra, flores que desaparecem e reaparecem todos os anos." ©Tamara Dean