Na Hungria, pedala-se para iluminar a árvore de Natal

A medida foi adoptada pelo autarca da capital para poupar devido à crise energética. Segundo Gergely Orsi, “a sustentabilidade é o futuro”.

p3,sustentabilidade,crise,natal,hungria,energia,
Fotogaleria
População húngara pedala para acender as luzes da árvore de Natal de Budapeste Reuters/MARTON MONUS,Reuters/MARTON MONUS
p3,sustentabilidade,crise,natal,hungria,energia,
Fotogaleria
Quem passa pela praça de Budapeste pode pedalar a bicicleta e manter a árvore de Natal iluminada Reuters/MARTON MONUS
p3,sustentabilidade,crise,natal,hungria,energia,
Fotogaleria
A iniciativa encoraja famílias com filhos a experimentar Reuters/MARTON MONUS
p3,sustentabilidade,crise,natal,hungria,energia,
Fotogaleria
Para o presidente da câmara, é um exemplo de sustentabilidade Reuters/MARTON MONUS
Natal
Fotogaleria
A medida foi adoptada para cortar nos gastos energéticos Reuters/MARTON MONUS

Em Budapeste, na Hungria, uma bicicleta que pode ser pedalada por quem passa na rua fornece energia a uma árvore de Natal feita de luzes.

A instalação foi criada depois de o presidente da câmara ter decidido recorrer à tecnologia sustentável para celebrar a época festiva e, ao mesmo tempo, poupar nos elevados custos de energia.

A árvore só se ilumina completamente enquanto alguém estiver a pedalar com força, o que encoraja as famílias com filhos a parar e a tentar. A bicicleta também tem uma bateria que, em conjunto com os painéis solares, alimenta as outras luzes à volta da praça de Budapeste.

“Por um lado, continuamos a mexer-nos apesar deste tempo frio. Por outro, podemos ver quanto é que é preciso pedalar para iluminar uma decoração de árvore de Natal de seis metros”, afirmou Gergely Orsi, presidente da câmara do 2.º distrito de Budapeste. “Para nós, isto mostra um exemplo de que a sustentabilidade é o futuro”, acrescentou.

Este ano, o município decidiu cancelar a maior parte das habituais decorações de luzes de Natal devido à crise energética. “Todos os anos esta praça é decorada maravilhosamente. Teríamos ficado tristes se não tivéssemos [as luzes] este ano, mas acredito que este é um excelente compromisso”, disse Nora, uma residente local, depois de ter pedalado a bicicleta com o filho a assistir.

Sugerir correcção
Comentar