Mais de 230 mil infracções por excesso de velocidade em Lisboa em seis meses

Os 20 novos equipamentos e os 21 que foram melhorados começaram a funcionar a 1 de Junho. Mais de 17 mil das infracções detectadas foram muito graves.

Foto
Em Lisboa existem 41 radares LUSA/ANTÓNIO COTRIM

O novo sistema de radares fixos de controlo de velocidade de Lisboa começou a funcionar faz nesta quinta-feira seis meses. Até à última segunda-feira já foram multados mais de 230 mil condutores. A Av. Lusíada, junto ao Hospital Lusíada, é a artéria onde foram detectadas mais irregularidades.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) pôs em funcionamento de forma gradual a 1 de Junho deste ano 20 novos radares de segurança rodoviária/controlo de velocidade na cidade, que se juntaram aos 21 já existentes que foram renovados, obtendo novas valências.

Em seis meses foram autuados por excesso de velocidade 230.486 condutores, segundo revelou ao PÚBLICO a CML. Destes, 213.405 foram multados por excesso de velocidade grave (multas de 120 euros em média), 14.639 com multas muito graves (média de 300 euros) e 2442 por multas muito graves II (média de 500 euros). O total das multas das categorias muito graves foi de 17.081.

Os valores das coimas por se ultrapassar a velocidade estabelecida nas cidades são os seguintes em vigor: até 20km acima da velocidade permitida, entre 60 e 300 euros; entre os 20 e os 40km, de 120 a 600 euros; entre 40 e 60km de 300 a 1500 euros; e mais de 60km de 500 a 2500 euros.

A violação dos limites de velocidade leva também à perda de pontos na carta de condução: dois por contra-ordenações graves (até 20km acima do permitido) e quatro por contra-ordenações muito graves (acima de 60km). Cada carta de condução tem inicialmente 12 pontos.

Julho foi o mês em que foram detectadas mais infracções à lei, com 51.569 condutores a violarem os limites de velocidades. Destes, 42.508 fizeram-no de forma grave, 2803 muito grave e 469 muito grave II.

Embora ainda faltem contabilizar dois dias, Novembro é o mês em que foram cometidos menos excessos de velocidade, com 26.886 condutores a não cumprirem a lei.

O radar fixo que capta a velocidade no sentido oeste-este da Av. Lusíada foi, de longe, o que mais irregularidades detectou: 41.677. Quase o dobro dos 22.959 dos “apanhados” em falta no sentido este-oeste da Av. Eusébio da Silva Ferreira, frente ao Centro Comercial Fonte Nova.

O sentido norte-sul da Av. Padre Cruz com a Rua Daniel Santa Rita surge no terceiro lugar (19.232 multas), seguido pelo sentido sul-norte da Av. dos Combatentes, junto à embaixada dos Estados Unidos (11.646) e o sentido norte-sul da mesma avenida (11.546).

Quanto aos valores totais das multas, a CML revelou ao PÚBLICO que não foi possível até ao momento aferir os mesmos. O total das coimas é repartido entre a CML (55%), a Autoridade Tributária (35%) e a Autoridade Nacional Segurança Rodoviária (10%).

A decisão de instalar novos equipamentos foi tomada pela anterior presidência da autarquia, mas foi a actual decidiu levá-la avante, num investimento 2,142 milhões de euros (IVA incluído), sendo 1,4 milhões de euros para a aquisição dos 21 novos radares.

Os 41 equipamentos foram capacitados para fazerem o controlo de velocidade nos dois sentidos da faixa de rodagem e com uma detecção de maior amplitude.

Outra das novas funcionalidades é a capacidade de os aparelhos captarem e transmitirem dados em tempo real para o Centro de Coordenação da Mobilidade, nomeadamente sobre as velocidades médias em cada controlo, o número de veículos, a distância média entre eles e a sua tipologia. Essa informação, segundo o município, permitirá à Polícia Municipal “um controlo de tráfego mais efectivo e uma maior capacidade para evitar congestionamentos”.

Segundo a autarquia, a nova rede de radares tem como objectivo “a diminuição da velocidade praticada nas vias e, em consequência, a redução do número de acidentes e a minimização dos seus impactos nas vítimas”.

As novas localizações onde desde o início de Junho foram instalados estes aparelhos são as avenidas Santos e Castro (dois radares), Lusíada (dois), General Norton de Matos (um), Padre Cruz (dois), Marechal Gomes da Costa (um), da Índia (um), Infante Dom Henrique (dois), Dr. Alfredo Bensaúde (dois), Almirante Gago Coutinho (um), de Ceuta (um), Calouste Gulbenkian (um), Marechal Craveiro Lopes (um), a 2.ª Circular (um) e a Avenida dos Combatentes (dois).

Já os 21 radares existentes, mas que foram capacitados para fazerem um controlo mais eficiente localizam-se nas avenidas da Índia e Brasília (dois), Infante Dom Henrique (dois), de Ceuta (dois), Gen. Correia Barreto (dois), Estados Unidos da América (dois), Marechal Gomes da Costa (um), Almirante Gago Coutinho (um), Eusébio da Silva Ferreira (um), 5 de Outubro (um), da Igreja (um), Cidade do Porto (um), João XXI (um), Afonso Costa (um), Eng. Duarte Pacheco (um), na 2.ª Circular (um) e na Avenida das Descobertas (um).

Sugerir correcção
Ler 31 comentários