A Cozinha dos Ganhões em festa: a grandeza da gastronomia alentejana

Em Estremoz, o festival volta a evocar (e reforçar) as comidas dos antigos trabalhadores da lavoura das herdades. É “o maior certame gastronómico do Alentejo”, de 30 de Novembro a 4 de Dezembro.

Foto
A açorda é hoje em dia um monumento (se bem que noutros tempos sem peixe à vista...) Enric Vives-Rubio / PUBLICO

Com palco no parque de feiras e exposições da cidade, o festival gastronómico Cozinha dos Ganhões, promovido pelo município de Estremoz, decorre entre esta quinta-feira e domingo. É já a 28.ª edição deste que é anunciado como o maior certame gastronómico do Alentejo. Com entrada gratuita, conta com a participação de oito restaurantes, com áreas destinadas a quem pretender petiscar, e doceiros.

Tendo por objectivo promover o turismo e a gastronomia da região, recorda o engenho gastronómico dos tempos dos ganhões - o ganhão é o termo antigamente atribuído aos trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo.

O certame, que regressa depois de dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19 e atrai milhares de visitantes, conta ainda com expositores de produtos regionais e artesãos do concelho, e oferece “muita animação cultural e convívio”.

De acordo com a autarquia, a iniciativa tem como principal objectivo o “desenvolvimento e promoção turística do concelho", valorizando as tradições e os costumes do concelho de Estremoz e do Alentejo.

O programa de animação inclui, entre outras iniciativas, espectáculos com o grupo popular Pilha Galinhas (hoje), fados com João Caldeira e actuação de Jorge Guerreiro (quinta-feira), Miguel Moura (sexta-feira) e grupo Monda (sábado).

Música popular, actuação de grupos de cantares, de danças, de cavaquinhos e rancho folclórico, discoteca, show cooking com o chef Hugo Bernardo e prova de BTT são outros atractivos do programa.

O evento vai apresentar o que “o Alentejo tem de melhor”, nomeadamente a gastronomia, produtos regionais, doçaria, vinhos, enchidos e artesanato, sublinha o município.

Paralelamente, decorre também a 7.ª edição da feira “Estremoz Caça, Pesca e Actividades na Natureza", com a participação de mais de 40 expositores, num dos pavilhões do parque de feiras, que inclui um programa de actividades relacionadas com estes sectores, organizada pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio do município.

Sugerir correcção
Comentar