Mais clientes da EDP Comercial expostos a fraudes com dívidas inexistentes

São usadas facturas adulteradas e mensagens de texto enviadas por telemóvel para tentar cobrar alegadas dívidas que não existem. Em Outubro, a empresa registou 200 queixas.

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EDP Comercial está a enviar mensagens de segurança a alguns grupos de clientes que podem estar mais vulneráveis Adriano Miranda (arquivo)

A EDP Comercial alerta que as tentativas de fraude a clientes, em que o nome da empresa é usado para cobrar dívidas inexistentes, aumentaram mais de 230% em Outubro, face à média dos meses anteriores.

Fonte oficial da empresa disse à Lusa que foram reportados cerca de 200 casos em Outubro, face a 120 registados no total do primeiro semestre.

Já no Portal da Queixa foram identificadas mais de 1000 reclamações relativamente a tentativas de fraude onde “é utilizado indevidamente o nome da EDP Comercial para tentar que os clientes da empresa paguem alegadas dívidas que, na verdade, não têm”, explicou a mesma fonte.

“Estas tentativas de fraude têm-se sofisticado, quer pela adulteração de facturas em papel, quer pelo ajuste do texto das mensagens de telemóvel (SMS). Mais recentemente, detectámos também que conseguiram mascarar o nome de quem envia aquele SMS para, alegadamente, parecer da EDP”, apontou a empresa.

Relativamente às facturas em papel, têm sido detectados, segundo a eléctrica, “casos em que há envelopes desviados e abertos, adicionando-se uma última página na factura, com uma alegada dívida e uma referência multibanco para pagamento”.

Para evitar ser vítima de fraude, a empresa aconselha os clientes a que verifiquem a veracidade da informação recebida, confirmando se a entidade enviada nos dados para pagamento é utilizada pela empresa.

Já no que diz respeito aos SMS, foram detectados “vários números diferentes a praticar esta ilegalidade”, sendo possível que, em alguns aparelhos, os números surjam com o nome “EDPC”.

“Para tentar minimizar o número de clientes que é envolvido neste esquema, a EDP Comercial está a enviar mensagens de segurança a alguns grupos de clientes que podem estar mais vulneráveis”, vincou a empresa, lembrando ainda que “não assina os SMS como EDP ou EDP Comercial”, mas sim como “EDPC”.

A empresa disse que não tem informação sobre o número total de casos de tentativa de fraude, uma que vez que só consegue ter conhecimento dos que são reportados pelos clientes, podendo até dar-se o caso de haver clientes que pagam sem se aperceberem de que é burla.

A empresa alertou também que as entidades de pagamento que utiliza são 20174 ou 23013, para clientes residenciais, e 12223 e 21196, para clientes empresariais.

Adicionalmente, a empresa assinalou ainda que “não utiliza dados pessoais dos clientes nos contactos com os mesmos”, nem “pede dados bancários aos clientes nos contactos com os mesmos”.

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