Novo aeroporto de Lisboa no papel há cinco décadas

Com 18 localizações estudadas, cinco projectos anunciados e entre crises políticas, o plano para o novo aeroporto de Lisboa volta a estar em marcha.

 

i-video

Este trabalho foi publicado a 28 de Novembro de 2022, altura em que foi criada uma Comissão Técnica Independente, pelo Governo, para apoiar a decisão política relativa à escolha da localização do novo aeroporto de Lisboa. Esta terça-feira é apresentado o relatório técnico preliminar com os possíveis novos destinos.

Há 80 anos, nos primeiros 12 meses de actividade, o aeroporto da Portela recebeu 2.863 passageiros. No ano seguinte, o valor mais do que triplicou e, desde então, o crescimento tem sido exponencial, com um recorde de 31,2 milhões de passageiros em 2021.

O aumento da procura rapidamente fez prever a necessidade de expandir as instalações e em 1969 foi criado o Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa (GNAL).  

Mais de cinco décadas depois, com 18 localizações estudadas e cinco projectos anunciados, o plano para o novo aeroporto de Lisboa permanece no papel.