Meta recebe nova multa de 265 milhões de euros por falhas de privacidade na UE

Em causa está a recolha automatizada de grandes quantidades de dados privados (web scraping) entre 2018 e 2019.

Foto
As sanções da empresa de Mark Zuckerberg na União Europeia aproximam-se dos mil milhões de euros EPA/MICHAEL REYNOLDS

A Meta (empresa-mãe do Facebook, Instagram e WhatsApp) recebeu esta segunda-feira uma multa de 265 milhões de euros da Comissão de Protecção de Dados da Irlanda (DPC, na sigla inglesa), o principal regulador da União Europeia na área. Em causa está a recolha automatizada de grandes quantidades de dados privados (web scraping) entre 2018 e 2019.

A Meta diz que tem cooperado com a investigação do DPC da Irlanda e que já removeu a capacidade de recolha automática de dados privados do Facebook. De acordo com o DPC, é por causa dessas medidas correctivas que a multa não é mais elevada.

Em 2022, as sanções da empresa de Mark Zuckerberg na União Europeia aproximam-se dos mil milhões de euros. Em Setembro, o DPC multou a subsidiária Instagram com uma multa recorde de 405 milhões de euros, que a Meta quer contestar.

“Vamos continuar até que o comportamento mude”, defendeu Helen Dixon, Comissária para a Privacidade de Dados (DPC) da Irlanda, à emissora nacional irlandesa RTE, na segunda-feira.

O DPC é responsável pela regulação de várias gigantes tecnológicas com escritórios na União Europeia, incluindo a Apple, a Google, o Twitter, e o TikTok. O regulador tem 40 inquéritos abertos a empresas de tecnologia; destes, 13 envolvem a Meta.

O regulador tem o poder de impor multas até 4% das receitas globais de uma empresa ao abrigo do Regulamento Geral de Protecção de Dados da UE (RGPD).

Sugerir correcção
Comentar