Parlamento Europeu lança campanha para recolher geradores para a Ucrânia

Segundo a líder do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, o objectivo da campanha Geradores de Esperança é “levar energia e água limpa aos hospitais e às pessoas” na Ucrânia.

Foto
Habitantes de Kherson carregam telemóvel na rua Reuters/STRINGER

O Parlamento Europeu lançou esta quarta-feira uma campanha para recolher, nas cidades da União Europeia (UE), geradores e transformadores de energia para ajudar os ucranianos a passar este Inverno, dada a destruição das infra-estruturas pela invasão russa da Ucrânia.

Intitulada Geradores de Esperança, a campanha lançada pela assembleia europeia em conjunto com a rede das mais de 200 maiores cidades da Europa, a Eurocities, visa “angariar geradores e transformadores de energia para a Ucrânia”, explicou em conferência de imprensa a líder do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

Lançada à margem da sessão plenária da instituição, na cidade francesa de Estrasburgo, a campanha é dirigida às cidades da UE para, “de forma muito prática e concreta, levar energia e água limpa aos hospitais e às pessoas e para garantir serviços diários”, elencou Roberta Metsola.

“Apelo a todas as cidades, vilas e regiões de toda a Europa para que se juntem à campanha”, exortou a responsável, pedindo também que os 705 eurodeputados se juntem à iniciativa.

Estes geradores vão ajudar a manter em funcionamento instalações essenciais no país, fornecendo energia a hospitais, escolas, instalações de abastecimento de água, centros de assistência, abrigos, postes telefónicos, entre outros.

A iniciativa surge numa altura em que se estima que dez milhões de ucranianos estejam sem luz, em resultado dos ataques da Rússia a infra-estruturas civis críticas, tais como redes de transmissão de electricidade. “Este Parlamento [Europeu] e a União Europeia têm demonstrado uma solidariedade notável com a Ucrânia no plano humanitário, militar e financeiro. Agora precisam de apoio prático para os ucranianos poderem passar o Inverno”, adiantou.

O anúncio surge no dia em que o Parlamento Europeu aprovou uma resolução em que reconhece a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo, apresentada pelo grupo político dos Conservadores e Reformistas Europeus (centro-direita).

Os eurodeputados aprovaram, na sessão plenária em Estrasburgo (França), uma resolução que denuncia como “actos de terror e crimes de guerra” os ataques de Moscovo à Ucrânia, nomeadamente a alvos e infra-estruturas civis, informou a instituição em comunicado.

Assim, o Parlamento Europeu classifica a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo que “utiliza métodos de terrorismo”, apelando ainda à adopção de um nono pacote de sanções a Moscovo. A resolução foi aprovada por 494 votos a favor, 58 contra e 44 abstenções.

Sugerir correcção
Comentar