Jorge Fernandes, a cronologia de um ippon anunciado

Um inquérito promovido pelo IPDJ confirmou que o presidente da Federação Portuguesa de Judo ocupa o cargo “ilegalmente desde o seu primeiro mandato” e contratou o filho para o organismo que preside.

Foto
O judo português vive momentos de turbulência MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Vinte e nove dias depois de Telma Monteiro e mais cinco judocas reiterarem, numa carta enviada ao secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), um pedido de intervenção de João Paulo Correia num diferendo entre atletas e o presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) anunciou as conclusões de um inquérito que confirma que Jorge Fernandes ocupa o cargo de líder federativo “ilegalmente” desde 2017 e contratou o filho para o organismo que ainda preside. A ilação surge dois anos depois de o instituto ter sido alertado, por duas denúncias, para a existência de “irregularidades e incumprimentos” que envolviam a FPJ.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar