Fotografia

Combustíveis fósseis: uma “catástrofe contínua” em nome da energia de todos (e lucro de poucos)

Robin Hinsch visitou alguns dos maiores centros de extracção de matéria-prima de energia fóssil do mundo. Wahala retrata um mundo inóspito e centrado no lucro "que já existe para muitas pessoas que, para as restantes, irá existir muito em breve".

Fotogaleria

"Wahala" significa "problema" ou "stress", em iorubá, língua de raiz ancestral falada na Nigéria (e noutros países a sul do deserto do Sara); é também a palavra que o fotógrafo alemão Robin Hinsch elegeu como título do projecto que desenvolveu em 2019 e 2020 em três continentes e que versa sobre "as repercussões ambientais e humanas da dependência global dos combustíveis fósseis".

Hinsch optou por debruçar-se sobre o retrato das regiões do delta do rio Níger, na Nigéria, de Jharkland, na Índia, de Manhein, na Alemanha, e da Silésia, na Polónia, por serem lugares onde a extracção de matéria-prima dos solos é realizada "em prol do lucro [de empresas privadas]" e em detrimento da saúde e bem-estar das populações e ecossistemas locais, pode ler-se no comunicado da editora Gost, que promete lançar o fotolivro Wahala já em Dezembro.

"Escolhi estes quatro locais porque têm características muito específicas", diz Robin Hinsch ao P3, em entrevista. "Desde o início da extracção de crude na Nigéria por parte do Império Britânico, as pessoas e o ecossistema do delta do rio Níger enfrentam pressões tremendas." O alemão apelida essa operação de "catástrofe contínua" e assegura que essa é responsável pela ruína de um ecossistema que foi, outrora, extremamente valioso. "O mesmo se passa em Jharkland, na Índia", onde existe a maior mina de exploração de carvão a céu aberto do mundo, onde a exploração do trabalho infantil ainda é um problema real. "A região sofre com a intensa poluição atmosférica", lamenta.

O mundo, tal como hoje o conhecemos, é dependente de energia. Toda a cadeia de produção e de distribuição alimentar, por exemplo, depende de energia, mas nem todos os países ou povos ou ecossistemas sofrem directamente as consequências que advêm do processo de extracção ou transformação da matéria-prima em electricidade — embora a esmagadora maioria dos países que estão afastados desse processo colham os frutos. Países como a Nigéria ou a Índia "estão no centro do capitalismo global de extracção e, simultaneamente, na sua periferia", discorre o fotógrafo. "No centro porque é a partir deles que são obtidos os combustíveis que alimentam a economia global e na periferia porque são áreas sacrificadas, áreas onde os danos a longo prazo causados ao ambiente e às pessoas são aceites porque a partir deles se gera lucro noutros lugares."

As visitas à Polónia e à Alemanha, países europeus onde existem grandes pólos de exploração do subsolo, "sublinham a dependência dos combustíveis fósseis" também a Ocidente. Os danos causados por esse tipo de indústria ao meio ambiente são também elevados, mas o custo e impacto para as populações destes países é menor graças à existência de leis de protecção laboral, de protecção ambiental e dos serviços de saúde prestados aos habitantes, de elevada qualidade (em comparação com o de outras regiões do mundo) e de acesso tendencialmente gratuito. 

Para o fotógrafo alemão, "os combustíveis fósseis são, por um lado, o motor da economia global e, por outro, o motor da catástrofe climática". Wahala é "uma forma de protesto e, ao mesmo tempo, um alerta", elucida. Para Hinsch não se trata de activismo; a argumentação é a chave. "O trabalho retrata um mundo que já existe para muitas pessoas que, para as restantes, irá existir muito em breve."

A ideia por detrás do projecto é, explica, "expor os mecanismos que estão por detrás da extracção de combustível fóssil e demonstrar que não existe, na base, qualquer diferença entre destruir o meio ambiente ou ser agente de violência contra pessoas". "As fotografias revelam as contradições da promessa do crescimento perpétuo e demonstram o quanto o sistema de capitalismo fóssil sofre debaixo do seu próprio peso." Não deseja que o espectador se sinta "culpado" diante das suas imagens. "Espero, sim, que o trabalho inspire no sentido da mudança."

Retrato de Ese Awolowo num local de extracção de gás natural, em Ughelli, no Niger do Delta, Nigéria
Retrato de Ese Awolowo num local de extracção de gás natural, em Ughelli, no Niger do Delta, Nigéria ©Robin Hinsch
Uma criança trabalhadora, Suhani Kumari - numa mina a céu aberto em Dhanbad, Índia
Uma criança trabalhadora, Suhani Kumari - numa mina a céu aberto em Dhanbad, Índia ©Robin Hinsch
Um incêndio numa mina a céu aberto em Dhanbad, Índia
Um incêndio numa mina a céu aberto em Dhanbad, Índia ©Robin Hinsch
Aldeia não terminada, em Jharia, Índia.
Aldeia não terminada, em Jharia, Índia. ©Robin Hinsch
Retrato de um antigo mineiro, Roman Janiszek, em Walbryzch, Polónia
Retrato de um antigo mineiro, Roman Janiszek, em Walbryzch, Polónia ©Robin Hinsch
Central de energia a partir de carvão Schwarze Pumpe, no leste da Alemanha
Central de energia a partir de carvão Schwarze Pumpe, no leste da Alemanha ©Robin Hinsch
Casa destruída em Manheim, Alemanha. A aldeia está a ser destruída para dar espaço à mina de exploração de carvão a céu aberto.
Casa destruída em Manheim, Alemanha. A aldeia está a ser destruída para dar espaço à mina de exploração de carvão a céu aberto. ©Robin Hinsch
Árvores dos manifestantes, Alemanha
Árvores dos manifestantes, Alemanha ©Robin Hinsch
Abdulmumin Ibrahim e Rafiu Bankole, Nigéria 2019
Abdulmumin Ibrahim e Rafiu Bankole, Nigéria 2019 ©Robin Hinsch
Área poluída no Niger do Delta, na Nigéria
Área poluída no Niger do Delta, na Nigéria ©Robin Hinsch
Reuben, um agente da polícia local, acompanhado de um amigo, no Niger do Delta, Nigéria
Reuben, um agente da polícia local, acompanhado de um amigo, no Niger do Delta, Nigéria ©Robin Hinsch
Local de extracção de gás natural, em Ughelli, no Niger do Delta, Nigéria
Local de extracção de gás natural, em Ughelli, no Niger do Delta, Nigéria ©Robin Hinsch