Os trabalhos e os dias

Irão passar meses, provavelmente anos, até se entender como foi possível que esta doença se tenha propagado de forma a persistir para além da derrota do paciente zero, o ainda Presidente do Brasil.

Na segunda-feira seguinte, uma bailarina dizia que sentia o corpo a relaxar, mas ainda muito preso. Tomava consciência de como durante os quatro anos do Governo autoritário o seu corpo se tinha fechado, enclausurado, e afastado de outros corpos. Expressões semelhantes ouviam-se de outras pessoas, artistas, escritores, antropólogos brasileiros que nos encontros de grupo, caseiros (à cautela com a eventual violência dos perdedores), que se seguiram à vitória de Lula da Silva e da sua plataforma democrática, partilhavam o quão autocensurados se tinham feito, o quanto melancólicos se tinham tornado, o quanto uma doença, sem nome, produzida pelo Governo e fatal para muitos, se tinha acrescentado à pandemia do covid-19, ferindo a liberdade, a inventividade e a criação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários