Rapper Takeoff, do grupo Migos, morre aos 28 anos, alvejado em Houston

Quavo, membro do grupo e tio de Takeoff, estava na mesma festa, mas não ficou ferido.

Foto
Takeoff, à esquerda, com os outros membros dos Migos, em 2018 Reuters/CARLO ALLEGRI

O rapper norte-americano Takeoff​, membro do trio de hip-hop Migos, morreu na madrugada desta terça-feira, depois de ser alvejado numa festa de Halloween em Houston, Texas, nos Estados Unidos. A notícia foi confirmada pelo representante do grupo à Associated Press.

Duas outras pessoas ficaram feridas, disse o porta-voz da polícia de Houston, John Cannon.

Takeoff, cujo verdadeiro nome era Kirshnik Khari Ball, tinha 28 anos. O músico ainda terá recebido assistência médica no local, mas não resistiu aos ferimentos. Em 2018 o músico lançou um disco a solo, The Last Rocket, que chegou ao quarto lugar do top dos 200 álbuns da revista Billboard.

Quavo, membro do grupo Migos e tio de Takeoff, de 31 anos, estava na festa, mas não ficou ferido, segundo a revista Rolling Stone.

O terceiro membro dos Migos, Kiari Kendrell Cephus, conhecido como Offset, casado com Cardi B e primo de Takeoff, não estava presente.

O trio formado em 2008 estreou-se em Portugal em 2019, no festival Super Bock Super Rock. Além de Bad and Boujee, com mais de mil milhões de visualizações no YouTube, tornaram-se conhecidos com as músicas Walk It Talk It e Versace (que teve mais tarde uma versão de Drake).

O correspondente do jornal espanhol El País nos Estados Unidos, Miguel Jiménez, no obituário que escreve sobre o músico, recorda que o trio Migos, ao longo dos anos, foi “refinando e actualizando o seu som até convertê-lo numa amálgama de ideias com enorme influência na música urbana.” Lembra ainda que foram muito imitados no seu rap, que dava a sensação de estar fora da sintonia, por Drake, Kanye West ou Kendrick Lamar.

Nem sempre foram notícia pelos seus êxitos musicais, acrescenta o jornalista. Offset esteve preso em 2013 por violar a liberdade condicional por delitos de roubo graves. Em 2015, o trio e outros membros da sua equipa foram presos por posse de marijuana e de outras substâncias proibidas além de armas de fogo.

Em 2020, Takeoff foi acusado de violação por uma mulher, mas o músico negou e o caso foi arquivado por falta de provas. Revela ainda o correspondente do El País que o trio Migos estaria separado - apesar de nunca terem feito um anúncio oficial - e que Takeoff e Quavo seriam agora um duo, Unc & Phew, que no mês passado lançou o álbum Built for Infinity Links. Na segunda-feira tinham lançado o vídeo oficial da canção Messy.

No último ano, lembra o El País, outros rappers foram mortos a tiro nos Estados Unidos: PnB Rock morreu em Setembro alvejado quando foi assaltado num restaurante em Los Angeles e Young Dolph foi assassinado em Memphis há um ano quando saía de uma loja atingido por tiros disparados de um carro em movimento.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários