Políticos portugueses felicitam Lula. André Ventura é a excepção

Marcelo Rebelo de Sousa diz que o mandato de Lula “corresponderá a um período promissor” nas relações entre os dois países. António Costa partilha “grande entusiasmo” com a vitória do candidato do PT.

Foto
Lula da Silva venceu as eleições presidenciais este domingo EPA/Antonio Lacerda

As reacções das figuras políticas portuguesas multiplicaram-se assim que foi confirmada a vitória de Lula da Silva nas eleições presidenciais brasileiras deste domingo. Marcelo Rebelo de Sousa está certo de que o mandato de Lula “corresponderá a um período promissor” nas relações entre os dois países. António Costa manifestou “grande entusiasmo”.

Marcelo Rebelo de Sousa

“O Presidente da República felicita o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em Janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”, lê-se numa mensagem publicada no portal oficial da Presidência da República Portuguesa na Internet.

Marcelo Rebelo de Sousa já anunciou a intenção de estar presente na posse do próximo Presidente do Brasil, a 1 de Janeiro de 2023, em Brasília.

António Costa

“Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente Lula da Silva pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”, escreveu António Costa na sua conta no Twitter.

Enquanto secretário-geral do PS, António Costa manifestou apoio a Lula da Silva nesta eleição presidencial contra o chefe de Estado em exercício do Brasil, Jair Bolsonaro.

João Gomes Cravinho

“Saudações ao povo brasileiro pela eleição do novo Presidente da República @LulaOficial. Parabéns pelo exemplo democrático! Portugal é e sempre será um parceiro e um aliado activo e empenhado do Brasil”, lê-se numa publicação na página do Ministério dos Negócios Estrangeiros na rede Twitter, acompanhado pelos “emojis” das bandeiras portuguesa e brasileira e um aperto de mãos.

Augusto Santos Silva

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, assinalou este domingo a vitória de Lula da Silva na segunda volta das eleições presidenciais brasileiras com apenas duas palavras, “Parabéns, Brasil”. Augusto Santos Silva, ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, escreveu esta mensagem na sua conta no Twitter.

Luís Montenegro

“Saúdo todo o povo brasileiro e o Presidente eleito, Lula da Silva, expressando o nosso profundo desejo de que a partir de hoje o país inicie uma nova etapa de desenvolvimento, conciliação e paz social”, escreveu Luís Montenegro, em nome do PSD, na sua conta no Twitter.

Catarina Martins

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, felicitou o Brasil e Lula da Silva pela eleição como Presidente, na segunda volta das eleições presidenciais brasileiras, contra o actual chefe de Estado, Jair Bolsonaro. “Parabéns Brasil. Parabéns @LulaOficial”, escreveu a líder do BE no Twitter.

André Ventura

Foi a única excepção: o presidente do Chega, André Ventura, manifestou a sua tristeza pela vitória de Lula da Silva nas eleições presidenciais brasileiras, mas pediu que no Brasil se evite a violência ou a perturbação da ordem constitucional.

“Que tristeza. Um país irmão rendido a um candidato corrupto e ex-presidiário”, escreveu o presidente do Chega. “Hoje é um dia muito triste para a lusofonia, mas queria apelar a todos para que se evite violência ou a perturbação da ordem constitucional. Dói sempre perder para a extrema-esquerda, a vida continua”, acrescentou.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários