Inflação na zona euro volta a bater recorde e chega a 10,7% em Outubro

Em Portugal, o indicador de preços ficou este mês ligeiramente abaixo da média europeia, nos 10,6%.

Foto
A principal componente a “puxar” por esta subida da inflação em Outubro foi, à semelhança dos últimos meses, a energia EPA/HANNIBAL HANSCHKE

A taxa de inflação anual na zona euro voltou a bater recorde este mês, chegando aos 10,7% em Outubro após 9,9% no mês passado, segundo uma estimativa publicada esta segunda-feira pelo gabinete estatístico da União Europeia (UE), o Eurostat.

Dados provisórios do Eurostat revelam um novo máximo da série estatística, que já tinha sido quebrado no mês de Setembro, com 9,9% de taxa de inflação anual, percentagem agora ultrapassada com 10,7% em Outubro.

Em Portugal, a inflação este mês ficou ligeiramente abaixo da média europeia, com 10,6%.

No conjunto da zona euro, a principal componente a ‘puxar’ por esta subida da inflação em Outubro foi, à semelhança dos últimos meses, a energia (41,9%, contra 40,7% em Setembro), seguida pela alimentação, álcool e tabaco (13,1%, contra 11,8% em Setembro), bens industriais não energéticos (6,0%, contra 5,5% em Setembro) e serviços (4,4%, contra 4,3% em Setembro).

A taxa de inflação na zona euro tem vindo a acelerar desde Junho de 2021, principalmente devido à subida dos preços da energia, e a atingir valores recorde desde Novembro de 2021.

Sugerir correcção
Comentar