Uma estratégia mais inclusiva para a rede de teatros e cineteatros

Envolver mais as populações que servimos implica repensar estratégias para incluir os públicos locais, pela ponderação das forças e oportunidades que a rede nacional de teatros e cineteatros pode trazer ao tecido cultural de cada região.

Na celebração do Dia da Europa, a UE lançou a iniciativa European Bauhaus (New European Bauhaus: beautiful, sustainable, together), em 2019. Uma abordagem prática para formas de vida sustentáveis e inclusivas que deviam inspirar-nos na construção conjunta do caminho que queremos fazer. No Plano de Trabalho para a Cultura (2019-2022), a UE sublinhou o valor da cultura para a construção de sociedades mais justas, coesas e inclusivas, capazes de acompanhar as mudanças no mundo. Em tempos de crise, reconhece-se mais ainda o poder dos valores culturais. Alcançar um futuro capaz de responder às aspirações de bem-estar da população é uma prioridade. No Compêndio Europeu das Políticas Culturais (Compendium of Cultural Policies & Trends | Culture Policy Database), mostra-se como os potenciais fatores de desenvolvimento dos Estados-membros assentam no crescimento dos setores culturais e criativos, no envolvimento dos cidadãos com a cultura, nos seus valores intrínsecos e no incremento da participação e integração de todos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar