Rithy Panh filma o essencial (que talvez não se veja)

Um dos mais importantes cineastas documentais contemporâneos, o cambojano sobreviveu ao regime dos Khmer Vermelhos e tem passado a sua carreira a pugnar contra o esquecimento. Em Portugal para mostrar Everything Will Be OK no Doclisboa, falou do seu cinema, da ditadura das redes sociais e de Fernando Pessoa.

Foto
NFS Nuno Ferreira Santos - 15 Outubro 2022 - entrevista de jorge Mourinha ao realizador tailandes Rithy Panh na culturgest Nuno Ferreira Santos

Rithy Panh (Phnom Penh, 1964) já tinha estado em Portugal — foi júri no Doclisboa de 2012, festival onde muitos dos seus filmes têm sido mostrados — mas a sua visita ao festival, em 2022, trouxe-lhe algo de novo e de importante: o encontro com uma citação de Fernando Pessoa, ou melhor de Álvaro de Campos, da Tabacaria — “não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar