Eleitores dos EUA estão preocupados com a democracia, mas votam a pensar na inflação

Sondagem da Universidade Siena e do jornal New York Times, a três semanas das eleições intercalares nos EUA, indica que temas como o aborto e a venda e posse de armas estão no fundo das preocupações. E mesmo as ameaças à democracia, reconhecidas por uma esmagadora maioria, são vistas como um problema menor.

Foto
39% dos inquiridos admitem votar em candidatos que promovem acusações infundadas de fraude eleitoral Reuters/LEAH MILLIS

A apenas três semanas do primeiro ciclo de eleições nos Estados Unidos após a invasão do Capitólio, a 6 de Janeiro de 2021, uma grande maioria dos eleitores norte-americanos considera que a democracia está sob ameaça, e 50% dizem que o actual sistema político já não tem capacidade para reparar as divisões no país. Ainda assim, questões como a integridade das eleições e o estado da democracia estão entre os menores dos problemas dos eleitores no dia 8 de Novembro – superados, de longe, pela preocupação com o emprego e com a inflação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários