Selecção sub-21 de Portugal com missão ingrata no Euro 2023

Vice-campeões europeus enfrentam Bélgica, Países Baixos e a anfitriã Geórgia no Grupo A.

Foto
O troféu aguarda pelo próximo campeão de sub21 EPA/Robert Ghement

A selecção nacional de sub-21, vice-campeã europeia, terá como adversários na fase de grupos do Campeonato da Europa de futebol — a disputar entre 21 de Junho e 8 de Julho de 2023, na Roménia e na Geórgia — a anfitriã Geórgia, a Bélgica e os Países Baixos, ditou o sorteio realizado nesta terça-feira em Bucareste, na Roménia.

Portugal era, juntamente com a Espanha, a campeã Alemanha e a França, cabeça-de-série, acabando por integrar o Grupo A, o que antecipa, em caso de qualificação, um possível encontro com Alemanha ou Inglaterra, selecções que disputam com a República Checa e Israel o triunfo no Grupo C.

O Grupo A pode, em teoria, ser considerado um dos mais difíceis (os Países Baixos foram campeões em 2006 e 2007), a par do Grupo C, que surge no horizonte dos vice-campeões europeus, encerrando um panorama de elevada exigência.

Sobre os números dos adversários e os aspectos a que o seleccionador de Portugal deverá estar mais atento, Rui Jorge foi cauteloso: “São avaliações muito superficiais. Gostaria de deixar para mais tarde essa questão. Os adversários e a qualidade das equipas divergem muito de grupo para grupo”, referiu antes de um levantamento mais profundo das características dos opositores.

“Adoramos as fases finais porque é a nata e gostamos de competir a este nível”, disse Rui Jorge, sem valorizar a questão dos últimos títulos perdidos por Portugal.

“Queremos estar sempre presentes nestas fases. Fala-se da ausência do título, mas nunca houve ausência do nível do futebol português, de paixão pelo jogo e de compromisso dos jogadores”, concluiu.

O Grupo B, que incluiu a Roménia (cabeça-de-série predesignado), terá ainda Espanha, Ucrânia e Croácia. Num torneio com 16 competidores, o Grupo D integra Noruega, Suíça, França e Itália.

O Campeonato da Europa será disputado em cinco cidades: Batumi (palco da final), Kutusi e Tbilissi, na Geórgia, e Bucareste e Cluj-Napoca, na Roménia.

Sugerir correcção
Comentar