Russos em fuga através da última fronteira aberta do espaço Schengen

Storskog é hoje a última fronteira terrestre aberta entre a Rússia e o espaço Schengen. A Kirkenes, a cidade mais próxima do lado norueguês, têm chegado nas últimas quatro semanas centenas de russos.

Foto
Túnel em Kirkenes, perto da fronteira com a Rússia Ksenia Ivanova/Para o Washington Post via Getty Images

Quarta-feira, 5 de Outubro, centro de Kirkenes. Ainda não bateram as nove da manhã e pela loja de conveniência da cadeia Narvesen já passaram centenas de homens na idade da reforma. Entram para tomar café, aquecer-se, dar dois dedos de conversa ou aventurar-se em jogos da sorte. Brynjulf Johansen, 65 anos — um dos clientes habituais a quem uma só raspadinha já valeu um prémio de 500 mil coroas — passa os olhos pelas letras gordas do jornal Sør-Varanger Avis. A imagem de um cidadão russo parado no posto fronteiriço de Storskog prende-lhe a atenção. Uma citação encabeça um artigo de várias páginas: “Não é possível ficar na Rússia.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 23 comentários