Entre os cães e as ruínas, o que pode ser uma “competição nacional”?

Para o seu 20.º aniversário, o Doclisboa propõe uma Competição Portuguesa transnacional e dispersa, com pontos altos em Olho Animal e A Morte de uma Cidade.

cultura,documentario,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,doclisboa,
Fotogaleria
Olho Animal, de Maxime Martinot DR
cultura,documentario,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,doclisboa,
Fotogaleria
A Morte de uma Cidade, de João Rosas DR
cultura,documentario,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,doclisboa,
Fotogaleria
a curta de Welket Bungué, Memória DR

Não é de agora que o Doclisboa tem procurado expandir a ideia do que pode ser o cinema documental – é aqui que dão jeito as designações de “cinema do real”, que propõem outras formas de pensar e olhar a forma. E os melhores títulos da Competição Portuguesa da edição 2022 são exemplares do que essa designação pode abranger.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários