O PSD disse no debate do OE2022 que a inflação não ficaria abaixo de 6%?

Em entrevista ao DN/TSF, o líder parlamentar do PSD afirma que, já na discussão do Orçamento para este ano, o partido alertou para o facto de a inflação ficar este ano acima do então projectado pelo executivo.

Foto
Joaquim Miranda Sarmento é o líder da bancada parlamentar do PSD Daniel Rocha

A frase

“Eu disse que a inflação não ficaria abaixo dos 6%.”

Joaquim Miranda Sarmento, líder da bancada parlamentar do PSD

O contexto

A declaração do líder da bancada parlamentar do PSD consta da entrevista ao DN/TSF. Joaquim Miranda Sarmento responde à pergunta sobre onde o PSD iria buscar dinheiro para financiar as propostas apresentadas para o Orçamento do Estado para 2023 que passam por um alívio da carga fiscal, o que implica uma redução da receita com impostos. O presidente da bancada refere então que a execução do Orçamento revela que pelo efeito da inflação, até Agosto, o Governo já cobrou “mais do dobro daquilo que previa cobrar no ano inteiro”.

De seguida, refere que nada disto é surpreendente e que já no debate do OE2022, que ocorreu em Abril/Maio em resultado das eleições antecipadas de Janeiro, o PSD tinha alertado para o impacto que a inflação teria na receita fiscal. “Na discussão do Orçamento do Estado para 2022 tive a oportunidade, no Parlamento, de dizer que, em primeiro, a previsão de 3,7% que o Governo inscreveu no Orçamento do Estado era totalmente irrealista. Eu disse que a inflação não ficaria abaixo dos 6%”, refere Miranda Sarmento.

Os factos

A 13 de Maio deste ano, na audição do ministro das Finanças, Fernando Medina, durante a apreciação do OE2022 na especialidade, Miranda Sarmento colocou questões ao governante. “No debate que tivemos há três semanas ainda não conhecíamos os números de Abril. Sabemos agora que a inflação mensal de Abril foi 7,2% e que a inflação subjacente [sem preços de alimentação e de bens energéticos] foi 5%. Convido-o a fazer o mesmo exercício que fiz há três semanas. Se os preços não aumentarem entre 1 de Maio e 31 de Dezembro, a inflação será de 6% e se os preços aumentarem 0,5 ao mês - que foi o aumento de Fevereiro - até ao final do ano, a inflação será de 7,3%.”

Em resumo

Naquele debate, Miranda Sarmento calculou que a inflação ficaria acima de 6%, se os preços não crescessem nos restantes meses. Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que em Agosto a inflação chegou a 8,9%.

Sugerir correcção
Comentar