Portugal está na final do play-off do Mundial feminino de 2023

Triunfo sobre a Bélgica deixa a selecção nacional a um triunfo da fase final do torneio.

Foto
FPF

A selecção nacional de futebol feminino apurou-se nesta quinta-feira para a final do play-off de acesso ao Campeonato do Mundo de 2023. Em Vizela, Portugal venceu a Bélgica, por 2-1, com o golo do triunfo a surgir já perto do final, e vai agora defrontar a Islândia na derradeira eliminatória rumo ao Mundial.

A equipa portuguesa colocou-se em vantagem no marcador aos 29’, quando Diana Silva deu o melhor seguimento a um cruzamento de Joana Marchão, do lado esquerdo.

A ala esquerda portuguesa, que joga no Parma, viria também a estar envolvida no lance do empate, por mão na bola dentro da área. A Bélgica beneficiou de um penálti na sequência do lance e, aos 40’, Tessa Wullaert restabeleceu a igualdade.

O resultado manter-se-ia mesmo até aos derradeiros instantes do encontro (com um golo anulado a Wullaert, aos 72’, por fora-de-jogo), altura em que Amber Tysiak foi expulsa, sucedendo-se um pontapé de canto. Na marcação da bola parada, Tatiana Pinto fez o 2-1 (89') e assegurou o triunfo.

Já na próxima terça-feira, Portugal tentará ultrapassar a derradeira barreira para se apurar para o Mundial, que decorrerá no próximo ano na Austrália e Nova Zelândia. Para lá chegar, terá de triunfar sobre a Islândia, numa partida que será disputada em Paços de Ferreira.

* Notícia corrigida às 22h08, alterando a data do jogo com a Islândia

Sugerir correcção
Comentar