Corolla Cross, o SUV familiar que faltava à Toyota

A variante daquele que é o modelo mais vendido de sempre da história automóvel junta-se a uma gama que já incluía carrinha, hatchback e sedan. Chega este mês, com mecânica híbrida, a partir de 38.190€.

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Toyota Corolla Cross 2022 DR

Lançado em 1967, o Toyota Corolla afirma-se hoje, e incluindo as gerações em que adoptou o nome de Auris, como o carro mais vendido de sempre da história automóvel. Só em Portugal, até 2020, tinham sido comercializadas 191.727 viaturas deste modelo; no mundo inteiro, as vendas rondam os 50 milhões ao fim de 50 anos e, em 2021, manteve o pódio de o carro mais vendido globalmente ao longo do ano.

Disponível com cinco portas, no formato de três volumes e como uma funcional carrinha (Touring Sports), o modelo enfrentava uma lacuna: faltava-lhe apresentar-se em carroçaria SUV que tem vindo a despertar o interesse dos consumidores e que, entre os generalistas do segmento C, dos familiares compactos, em que o Corolla se insere, já representa mais de 40% das preferências. A resposta chega por estes dias, com as primeiras entregas no mercado nacional previstas para este mês, com o Corolla Cross que, entre os sport utility vehicles da marca nipónica, se encaixa entre o estilizado C-HR (4390mm de comprimento) e o robusto RAV4 (4600mm), indo buscar a este último muita inspiração.

Com 4460mm de comprimento e 1620mm de altura, o Corolla Cross estica o compacto de cinco portas em todas as direcções, embora se mantenha menor em comprimento que as versões sedan (4,63m) e carrinha (4,65m). Para compensar, ultrapassa ambos em altura, ao mesmo tempo que assume uma maior distância ao solo para se revelar capaz de percorrer caminhos mais tortuosos.

No exterior, os códigos estéticos assemelham-se aos do RAV4, com uma frente que se desdobra em duas grelhas em forma de trapézio, protecções à vista e uma assinatura luminosa que se alonga até aos cantos do capô, prosseguindo a cortar a carroçaria quase até meio da roda. Por dentro, a distância entre eixos de 2,64m permite-lhe reclamar uma boa habitabilidade. Mas a Toyota prefere sublinhar o trabalho feito para garantir fáceis acessos, assim como o facto de os passageiros poderem desfrutar de um interior luminoso, sobretudo nas versões equipadas com tecto panorâmico.

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Toyota Corolla Cross 2022 DR

Assente na plataforma TNGA-C, a marca diz que o Corolla Cross com a motorização 2.0 HEV, da quinta geração Hybrid, se distingue pela melhoria na condução, “mais consistente” e “previsível”, destacando a redução de peso do sistema híbrido que “possibilita a introdução de novas especificações e opções”.

A mecânica, de tracção dianteira, reúne um motor a gasolina de 2 litros a debitar 152cv a um motor eléctrico de 83 kW (111cv), apoiado numa bateria de iões de lítio, para uma potência combinada de 197cv. Resultado: acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, cumprindo uma velocidade máxima de 180 km/h.

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Toyota Corolla Cross 2022 DR

No capítulo da tecnologia, o Corolla chega com um novo painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. No centro do tablier, destaque para um ecrã táctil de 10,5’’, compatível com Android Auto e Apple Carplay, sendo o emparelhamento com os telefones possível sem fios. Mas o que mais se destaca é a aposta na segurança.

O Corolla Cross chega com os pacotes Toyota T-Mate e Safety Sense 3, que inclui assistência à condução, com alerta de ângulo morto e de saída de faixa de rodagem, e ao estacionamento, semiautónomo e com o apoio de uma câmara panorâmica 360. Entre as novidades, um sistema de supressão de aceleração a baixa novidade, que é activado quando é detectada uma aceleração repentina durante a condução lenta, e o sistema de pré-colisão passa a estar disponível nas intersecções e para veículos que se aproximam.

A gama nacional assenta em três níveis de equipamento, Comfort, Exclusive e Luxury. Na base, a partir de 38.190€, jantes em liga leve de 17’’, faróis de nevoeiro, sensor de chuva, luzes de dia em LED, retrovisores eléctricos, aquecidos e retrácteis, pneu suplente temporário, volante em pele, bancos em tecido, instrumentação digital, AC automático de duas zonas, câmara auxiliar traseira, chamada de emergência, cruise control adaptativo, detecção traseira de aproximação de Veículos, reconhecimento de sinais de trânsito e assistência de condução inteligente.

O nível seguinte, desde 39.990€, acrescenta jantes de 18’’, faróis LED, barras de tejadilho, vidros traseiros escurecidos e entrada e ignição sem chave. No topo da gama, a partir de 43.390€, porta da bagageira eléctrica, bancos frontais aquecidos, com o do condutor ajustável electricamente, carregador por indução para o telemóvel, sensores de estacionamento e alerta de ângulo morto.

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