Novo Toyota Auris: a segunda geração do sucessor do Corolla

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O Auris teve a pesada herança de suceder ao Toyota Corolla. Esta segunda geração, com nítida melhoria no design, materiais e acabamentos, está à altura da concorrência no segmento C, com um trunfo que é uma motorização híbrida.

O Toyota Auris nasceu em 2007 como sucessor do Corolla e foi renovado em 2010, quando foi lançada uma versão híbrida gasolina/eléctrica, uma estreia no segmento C, o dos pequenos familiares. Agora o Auris tem uma 2.ª geração que já está à venda em Portugal e que parece estar mais à altura dos pergaminhos do Corolla em termos de design, materiais e acabamentos, com melhores consumos e novos equipamentos.

O novo Auris é lançado só na versão de cinco portas e cinco lugares, mas em Junho/Julho de 2013 vai ter uma variante carrinha, com todas as motorizações, incluindo a híbrida gasolina/eléctrica. Os propulsores são os mesmos da geração anterior: dois a gasolina, dois a gasóleo e um híbrido gasolina/eléctrico. No entanto, graças ao design mais aerodinâmico do carro e ligeiras melhorias mecânicas, têm menores consumos e emissões.

Em Portugal, os motores 1.6 a gasolina e 2.0 a gasóleo só estarão disponíveis por encomenda. O grosso das vendas do Auris em Portugal é a versão com o motor 1.4 a gasóleo, mas há uma procura crescente da variante híbrida. É certo que o preço de entrada do Auris 1.4 a gasóleo é de 21.770€ e o do Auris híbrido 25.455€, mas o nível de equipamento do híbrido é o Comfort (mais completo que o Comfort para as motorizações tradicionais, incluindo, por exemplo, a caixa automática); o Auris 1.4 Comfort com caixa manual custa 24.000€ e com caixa manual pilotada, 25.600€. Além disso, para consumos idênticos (3,8 l/100km), há uma diferença de potência de 90cv (gasóleo) para 136cv (híbrido gasolina/eléctrico).

A maior novidade no Auris híbrido é a colocação das baterias sob os bancos traseiros em vez de na mala, que, com 360 litros, é agora igual à das outras versões. O Auris híbrido traz uma caixa de variação contínua, as outras motorizações têm uma caixa manual de 6 velocidades; o Auris 1.4 a gasóleo, no nível Comfort, pode ter uma caixa manual pilotada (sem embraiagem).

O novo Auris é 55mm mais baixo que o da 1.ª geração. Com um desenho mais aerodinâmico, tem um coeficiente de resistência menor (o cd baixou para 0,277), com benefícios no consumo. A carroçaria mais rígida, um centro de gravidade mais baixo e a nova direcção assistida fazem com que seja mais guiável e mais estável, nomeadamente em curva. Tem novos amortecedores e 2 tipos de suspensão traseira: barra de torção (1.33 a gasolina e 1.4 a gasóleo) ou triângulos sobrepostos (1.6 a gasolina, 2.0 a gasóleo e 1.8 híbrido). Por dentro está mais espaçoso e a configuração do tablier e da instrumentação é mais clássica em relação à da 1.ª geração, mas mais prática e de melhor leitura e manuseamento.

Nas motorizações tradicionais mantêm-se os três níveis de equipamento, Active e Comfort (só nos 1.33 a gasolina e 1.4 a gasóleo) e Exclusive (em todas); no Auris híbrido há dois níveis, Comfort e Sport. O equipamento de segurança, comum a todos os níveis, inclui airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o condutor, protecção cervical nos bancos dianteiros, controlo de estabilidade e de tracção, auxílio à travagem de emergência e ao arranque em subida, etc.

O nível Active inclui ainda, entre outras coisas, jantes de 15"", luzes de dia em LED, retrovisores eléctricos aquecidos, rádio/CD MP3 com entrada USB e Aux. O Comfort acrescenta jantes de 16"", faróis de nevoeiro, climatizador e o sistema de info-entretenimento Toyota Touch (inclui Bluetooth e câmara de estacionamento traseira). Com o motor 1.4 a gasóleo sem Start & Stop (paragem e arranque automáticos do motor), no nível Comfort, a Toyota oferece o Pack Sport (jantes de 17"", vidros traseiros escurecidos, bancos e acabamentos desportivos) sem acréscimo de preço. O nível superior, Exclusive, adiciona ao Comfort jantes de 17"", climatizador bizona, estofos em pele e aquecidos, sistema de estacionamento automático e ainda os sensores de chuva e de luminosidade bem como o programador/regulador de velocidade (itens não disponíveis nos outros níveis de equipamento, nem mesmo como opção).

No Auris híbrido, o nível Comfort é suplementado com ópticas traseiras em LED, volante em pele e os indicadores do sistema híbrido e de condução ecológica. Já o que o nível Sport acresce é similar ao nível Exclusive. Entre as opções, refira-se o sistema de info-entretenimento e navegação Toyota Touch & Go (765€) e o tecto panorâmico (660€).

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