Programa “Best Wine Selection” arranca com projecto-piloto no Dão

O novo selo de qualidade estará nos restaurantes da região Viseu Dão Lafões cujo serviço prestado no domínio dos vinhos do Dão seja considerado excelente.

Foto
A harmonização gastronómica será um dos temas abordados na formação dada ao staff dos restaurantes aderentes. Anna Costa

O programa “Best Wine Selection”, lançado há dias em Viseu, visa promover os vinhos portugueses e começará a fazê-lo com os vinhos do Dão. Através da atribuição de um selo de qualidade pelo serviço prestado na área dos vinhos, pretende-se fomentar uma rede de restaurantes onde o consumidor possa encontrar uma “oferta de vinhos de qualidade” e um atendimento “irrepreensível”, explica, em comunicado, a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

A iniciativa faz parte do projecto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão”, lançado pela CIM Viseu Dão Lafões​, com com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Turismo Centro de Portugal e a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão.

“Com o selo atribuído pelo programa, os clientes podem ter a certeza de que estão num restaurante que trata estes vinhos com a sabedoria e mestria que eles merecem. Os restaurantes passam assim a ser verdadeiros agentes de divulgação, promoção e venda da região de Viseu Dão Lafões e dos vinhos do Dão”, considerou o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, citado no mesmo comunicado.

Incentivar o consumo de produtos regionais em geral, impulsionar as empresas de restauração e alojamento que integrem o programa e atrair turistas, consumidores e visitantes são objectivos complementares de um programa que surge no seguimento da criação da Rota de Vinhos do Dão.

Os restaurantes que queiram acolher esta iniciativa devem ser já aderentes ao programa “Selecção Gastronomia e Vinhos” da AHRESP. O processo de candidatura começa com o preenchimento de um formulário online. Segue-se a visita de um “cliente mistério”, um técnico qualificado que só no final da refeição se identifica e que elabora depois um relatório que “servirá de base para a concretização das etapas seguintes: formação e consultoria”, explica a AHRESP no seu site.

O programa de formação abordará temas como os diferentes tipos de vinhos, castas da região e seus descritores aromáticos, defeitos do vinho, harmonizações gastronómicas ou como elaborar uma boa carta de vinhos, entre outros.

Na apresentação do novo selo, esteve presente a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, que lembrou que os empresários da restauração “têm sido um pilar da recuperação operada [no pós-pandemia], dinamizando toda a actividade económica”. E considerou que programas como o que estava a ser lançado agora eram “mais uma boa desculpa para continuar a fazer bem feito”.

“Somos conhecidos por sermos simpáticos e hospitaleiros, mas também temos que ser associados à qualidade e promover a sustentabilidade do negócio”, completou o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, que falou num “triângulo virtuoso": “restruturação de produto, capacitação de empresários e valor”.

O presidente da CVR do Dão, Arlindo Cunha, considerou, por seu turno, que o selo será um “instrumento crucial para alargar a capacitação do serviço de enoturismo na Rota dos Vinhos do Dão”.

Viseu Dão Lafões é a primeira região a receber o programa “Best Wine Selection”, mas a ideia dos promotores é escalar a iniciativa.

Sugerir correcção
Comentar