O matemático que mudou o mundo

A máquina de Turing não foi concebida como um modelo para um computador real. É, pelo contrário, uma abstracção matemática que permite analisar o tipo de cálculos que pode, em princípio, ser automatizado, e definir formalmente o que pode e o que não pode ser calculado por um procedimento computacional.

Alan Turing é conhecido pelo público em geral principalmente através do filme de 2014, O Jogo da Imitação, que se foca nas suas contribuições para o esforço de guerra, onde desempenhou um importante papel na equipa que atacava as cifras usadas pelos alemães. Embora a história da épica batalha entre a equipa de criptoanalistas britânicos em Bletchley Park e as cifras alemãs, produzidas pelas máquinas Enigma, seja fascinante, as principais contribuições de Turing foram independentes desse esforço, e são muito menos conhecidas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários