Presidente-executivo da Galp deixa empresa no final do ano

Andy Brown não continuará na liderança da petrolífera portuguesa em 2023. Sucessor será conhecido antes do final deste ano.

Foto
Andy Brown deixa a Galp até ao final de Dezembro de 2022. LUSA/MANUEL DE ALMEIDA

A Galp comunicou, esta segunda-feira, a saída do seu presidente-executivo (CEO) até ao final do ano. Andy Brown havia substituído Carlos Gomes da Silva na liderança da petrolífera no início do ano passado.

“A Galp informa que o seu CEO, Andy Brown, comunicou ao Conselho de Administração que irá terminar o seu mandato a 31 de Dezembro de 2022, depois de ter completado com sucesso a missão a que se comprometeu”, divulgou a empresa em comunicado ao mercado.

“A empresa irá anunciar a sua liderança executiva antes do final do ano”, completou.

Andy Brown havia assumido a liderança da Galp depois da surpreendente saída do anterior CEO, Carlos Gomes da Silva, numa altura em que a petrolífera enfrenta uma transição energética sem precedentes na sua história, forçando uma mudança estratégica de fontes de energia fósseis para renováveis. Desde que Andy Brown assumiu o cargo, a Galp já sinalizou a entrada em projectos no hidrogénio e no lítio, ao passo que encerrou a refinaria de Matosinhos e se prepara para enfrentar um Inverno marcado pela subida em flecha dos preços do gás.

A este propósito, o presidente da petrolífera - que continua a recolher a maior parte das suas receitas da exploração de petróleo e a distribuir dividendos significativos aos seus accionistas - mostrou-se crítico da solução definida pelo Governo para contornar o aumento do preço do gás, que passa pelo regresso ao mercado regulado.

Brown, que termina o mandato a 31 de Outubro, deixará a Galp num momento em que cresce na Europa a determinação em taxar os chamados lucros excessivos das empresas que mais têm beneficiado da situação de crise, incluindo as petrolíferas que têm negócios de refinação e vendem combustíveis. Esse será, provavelmente, um dos dossiês complexos que caberá ao seu sucessor.

Para a principal accionista da empresa, o demissionário gestor foi determinante para avançar as mudanças em curso na empresa. “Gostaria de expressar a minha apreciação por Andy Brown na liderança da nossa Comissão Executiva, a sua coesão inspiradora e o trabalho excelente que fez na reestruturação da empresa para que [possa] crescer e transformar o seu portefólio para liderar a transição energética, facilitando a execução futura da estratégia da Galp definida pelo Conselho de Administração”, sublinhou a Presidente da Administração, Paula Amorim.

Já Andy Brown destacou que “durante o meu período como CEO, dediquei-me a cumprir o nosso propósito – Vamos Regenerar o Futuro Juntos -, transformando a Galp numa empresa mais aberta, dinâmica e rentável, adaptando-se às energias mais limpas do futuro”.

Sugerir correcção
Comentar