Mais três mestres japoneses desconhecidos e uma mulher de quem se fala

Os cúmplices de Mestres Japoneses Desconhecidos vão lançar em Novembro o segundo tomo das suas descobertas do cinema clássico. Daniel Pereira, da The Stone and the Plot, e o programador Miguel Patrício anunciam para o início de 2023 um acontecimento: seis filmes realizados por uma actriz que foi uma estrela de Mizoguchi, Naruse e Ozu: Kinuyo Tanaka.

cultura,kozaburo-yoshimura,yasujiro-ozu,cinema,culturaipsilon,japao,
Fotogaleria
Forever a Woman, de Kinuyo Tanaka
<i>The Wondering Princess</i>, de Kinuyo Tanaka
Fotogaleria
The Wondering Princess, de Kinuyo Tanaka

Aquele que foi um dos acontecimentos do ano no mercado de distribuição em França, e que continua a sê-lo, agora na edição em DVD, vai ser anunciado por estes dias como uma das iniciativas de programação que marcará o início de 2023 português: a distribuição e exibição de seis filmes realizados por Kinuyo Tanaka (1909-1977), que foi estrela dos maiores do cinema clássico japonês, Mizoguchi, Naruse ou Ozu, para nos ficarmos só por esta trindade que está no Olimpo, e que, contra o paternalismo e a incompreensão do seu mundo, passou à realização.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar