Daniel Bergara, o pioneiro desconhecido

O uruguaio foi um dos primeiros treinadores estrangeiros no futebol inglês, muito antes de serem a maioria na Premier League.

Foto
Com Bergara, o Stockport foi várias vezes a Wembley, mas nunca ganhou Mark Leech/Getty Images

A Premier League é a melhor colecção de talento futebolístico internacional que o dinheiro pode comprar. E não falamos apenas de jogadores. Alguns dos melhores treinadores do mundo trabalham em Inglaterra e têm elevado o futebol que se joga em Inglaterra a patamares que qualquer outro país onde o futebol é grande dificilmente poderá chegar. Só na presente temporada, 12 dos 20 treinadores da Premier League nasceram fora das ilhas britânicas (dois deles, Bruno Lage e Marco Silva, são portugueses), mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo, vigorou no futebol inglês um proteccionismo nacionalista que poucos conseguiam quebrar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar