Sismo de 6.9 leva milhares de residentes da capital do México para a rua

Ainda não foram registados danos até ao momento, adiantou chefe do Governo da Cidade do México, Claudia Sheinbaum.

Foto
Pessoas saíram à rua para se protegerem do sismo Reuters/HENRY ROMERO

Um sismo de magnitude 6.9 na escala de Richter foi registado esta quinta-feira no centro do México. Os alarmes sísmicos foram accionados e levaram centenas de milhares de residentes da Cidade do México a sair para a rua.

A presidente da câmara da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, indicou que todos os drones que sobrevoam a cidade “não registaram quaisquer danos, até ao momento”, de acordo com uma mensagem escrita na rede social Twitter.

O sismo ocorreu às 1h16 (7h16 em Lisboa) com epicentro a 81 quilómetros a sul de Coalcomán, no estado de Michoacán, na costa ocidental do país, onde também tinha sido registado, na última segunda-feira, um terramoto com uma magnitude de 7.7, de acordo com o serviço sismológico do México.

O sismo que abalou o México na segunda-feira ocorreu menos de uma hora depois do simulacro realizado em todo o país, a cada 19 de Setembro, para assinalar os terramotos de 1985 e de 2017, registados nesta data e considerados os mais destrutivos na história recente do México.

Na sequência do sismo de segunda-feira, duas pessoas morreram e dez ficaram feridas no ocidente do México. Desde então, já foram registadas mais de mil réplicas.

As autoridades da capital mexicana activaram protocolos de vigilância, mas afastaram até agora a ocorrência de quaisquer danos.

O sismo de 19 de Setembro de 1985 causou 20.000 mortos e o de 2017 cerca de 370.

Sugerir correcção
Comentar