Tempestade tropical Gaston atinge Açores a partir de quinta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera adiantou que se prevê que na quarta-feira a tempestade altere a sua trajectória, aproximando-se do arquipélago.

Foto
A tempestade pode afectar as ilhas do Grupos Central - como a ilha do Pico, na imagem - a partir de sexta-feira Rui Soares

Uma tempestade tropical, que foi baptizada de Gaston, formou-se a oeste dos Açores, anunciou esta terça-feira o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), e deverá atingir o arquipélago nos próximos dias.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a tempestade tropical possa afectar as ilhas do Grupo Ocidental a partir de quinta-feira e as ilhas dos Grupos Central e Oriental a partir de sexta-feira.

"O centro da tempestade tropical Gaston localizava-se a 1595km oeste dos Açores, com uma pressão mínima no seu centro de 1009 mb e com uma velocidade de deslocamento de 28 km/h para norte/nordeste (N/NE). Prevê-se que amanhã, quarta-feira (dia 21 de Setembro), altere a sua trajectória para leste/nordeste (E/NE) aproximando-se do arquipélago dos Açores”, informa o IPMA em comunicado.

De acordo com a publicação da rede VOST Açores no Twitter, a tempestade está localizada “numa zona de água relativamente quente e com condições ambiente que favorecem o seu desenvolvimento”.​

O IPMA remete a divulgação de um novo comunicado sobre a tempestade tropical Gaston para quarta-feira, às 13h00 (12h00 nos Açores).

Sugerir correcção
Comentar