Tufão Nanmadol faz pelo menos dois mortos e dezenas de feridos no Japão

Mais de nove milhões de pessoas foram retiradas da região Sudoeste japonesa devido às chuvas e aos ventos fortes.

Foto
Equipas de resgate trabalham nos locais mais afectados pelo tufão Reuters/KYODO

O tufão Nanmadol atingiu, esta segunda-feira, o Sudoeste do Japão com chuvas e ventos fortes, tendo causado duas vítimas mortais. Mais de 70 pessoas ficaram feridas e as autoridades ordenaram a retirada de cerca de 9,5 milhões de habitantes da região, revelou a agência noticiosa Kyodo News.

Segundo as autoridades da cidade de Miyakanojo, citadas pela Europa Press, um dos corpos foi localizado pelos bombeiros dentro de um veículo. A outra vítima mortal foi encontrada pelas autoridades de Fukuoka, que informaram que o homem se tentava proteger da tempestade quando morreu.

Falhas de energia têm sido uma constante e já foram detectadas em, pelo menos, 300 mil casas. O tufão pode trazer “tempestades sem precedentes, ondas altas e chuvas muito fortes”, informou a Agência Meteorológica do Japão, em comunicado.

Prevê-se que o Nanmadol siga em direcção à ilha principal do Japão, Honshu, desencadeando fortes chuvas sobre partes do território que incluem as cidades de Osaca e de Quioto, antes de chegar, previsivelmente, à capital, Tóquio, na terça-feira.

Os comboios de alta velocidade, companhias aéreas e serviços de entrega suspenderam as operações e várias cadeias de lojas de conveniência foram temporariamente encerradas no Sudoeste do Japão – até agora, 800 voos foram cancelados. Algumas auto-estradas foram também cortadas por precaução.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, pediu às autoridades que avaliem os danos “o mais rápido possível” e com “senso de urgência”, de forma a ser possível dar resposta a esta emergência e a ajudar os afectados. Kishida adiou para terça-feira uma viagem a Nova Iorque, onde vai participar na Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Sugerir correcção
Comentar