Internamento compulsivo: reflexões sobre uma proposta de lei

É de louvar a inclusão de uma definição de “doença mental” indexada à Classificação Internacional de Doenças da OMS e tudo indica que um toxicodependente possa, verificadas outras condições, ser sujeito a tratamento contra a sua vontade.

Por proposta de lei que deu entrada em Julho na Assembleia da República, no âmbito de uma reforma mais profunda da saúde mental, desde logo vazada no DL n.º 113/21, de 14/12 (princípios gerais e regras de organização e funcionamento dos serviços de saúde mental), de entre outros aspectos, apresenta o Governo alterações ao que agora se designa “internamento compulsivo” e se passará a chamar “involuntário”. É hipocritamente típico dos nossos tempos uma suavização das palavras para realidades equivalentes, em obediência ao politicamente correcto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar