Fotografia

Um voo de uma coruja e um duelo de garranos entre as melhores fotos Wiki Loves Earth

A vida selvagem e o fotógrafo Norberto Esteves são os grandes vencedores da quarta edição​ do concurso Wiki Loves Earth Portugal que agora competem com as melhores fotografias de 38 países.​

Garranos no Gerês Norbertoe/Wiki Commons
Fotogaleria
Garranos no Gerês Norbertoe/Wiki Commons

Pode dizer-se que a vida selvagem é a grande vencedora da edição de 2022 da quarta edição do concurso Wiki Loves Earth Portugal já que marcou presença em quase todas as fotografias vencedoras — que avançam agora para a etapa internacional.

Com dois primeiros lugares, também Norberto Esteves está de parabéns. O fotógrafo de natureza e de vida selvagem "congelou" o voo de uma coruja-do-Nabal no Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve (melhor foto na categoria Vida Selvagem) e fotografou um duelo entre garranos (melhor foto de Paisagem) no Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma cena num dia de Primavera que o próprio descreve na sua conta de Instagram. Saiu sozinho à procura do lobo ("já tive a sorte de o encontrar por aqui noutras alturas, mais do que uma vez"), mas sentou-se a observar um garrano solitário acabado de chegar. "As coisas deram para o torto e o macho dominante enfrenta o estranho. Desenrola-se uma cena violenta mesmo a minha frente, o estranho acaba por perder e não lhe resta mais nada senão retomar o seu caminho solitário."

O segundo e terceiro lugares da categoria Paisagem foram atribuídos a duas fotografias de Luís Afonso: da praia do Farol, em Vila Nova de Milfontes, e de um nevão na Serra da Arada. 

Este ano, foi criada uma ca