A transição nos Artistas Unidos começa com Pinter

A primeira temporada da companhia após a morte do seu fundador, Jorge Silva Melo, arranca com Terra de Ninguém, peça enigmática do dramaturgo inglês. No Teatro da Politécnica, Lisboa, até 15 de Outubro.

cultura,harold-pinter,artistas-unidos,teatro,culturaipsilon,
Fotogaleria
Harold Pinter escreveu "Terra de Ninguém" em 1974 jorge gonçalves/cortesia artistas unidos
cultura,harold-pinter,artistas-unidos,teatro,culturaipsilon,
Fotogaleria
Em palco, os actores Américo Silva, João Meireles, António Simão e João Pedro Mamede jorge gonçalves/cortesia artistas unidos

Era uma questão frequente para Jorge Silva Melo – esperar que os “seus” actores e as “suas” actrizes atingissem a idade que desbloquearia determinados papéis. Há alguns anos que pairava no ar a sugestão de os Artistas Unidos levarem à cena Terra de Ninguém, peça que Harold Pinter escreveu em 1974 e se estreou em Londres no ano seguinte. Mas Silva Melo acreditava que só há pouco o elenco da companhia tinha acumulado vida suficiente para que as figuras de Hirst e Spooner (sobretudo) pudessem encaixar naqueles corpos sem traírem o tom enigmático, mas capazes de tangenciar os anos de declínio físico e a proximidade da morte que se desprende das palavras do dramaturgo inglês.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar