Luaty Beirão: o Governo angolano pôs os militares na rua porque “tem medo que o medo acabe”

Desalentado com mais este processo eleitoral “fraudulento”, o activista e antigo preso político angolano acusa a UNITA de “falta de coragem” e diz-se convencido que o “capital de credibilidade” que Adalberto Costa Júnior acumulou até aqui vai ser afectado “e, não sei até que ponto será recuperável”.

Foto
Luaty Beirão fotografado pelo PÚBLICO em 2017 Enric Vives-Rubio

Nota-se-lhe nas palavras o desalento. Não é que Luaty Beirão, que coordenou a contagem paralela dos votos das eleições de 24 de Agosto em Angola para o Movimento Cívico Mudei, se tivesse iludido que desta vez o MPLA, que governa o país desde a independência, não conseguisse impedir a mudança, mas porque “o poder de mobilização dos grupos bem-intencionados da sociedade civil diante da máquina repressiva continua a ser muito reduzido” e, sobretudo, pela desilusão provocada pelo comportamento da UNITA e do seu líder, Adalberto Costa Júnior.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários