Um discurso corajoso sobre a guerra

As medidas que Ursula von der Leyen propõe no seu discurso não vão impedir um “Inverno do descontentamento” europeu. Apontam um caminho. Têm ambição. É esse o papel da Comissão Europeia. Resta saber se os governos europeus estarão à altura.

Foto
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, esta quarta-feira Reuters/YVES HERMAN
Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. Foi um discurso sobre a guerra na Ucrânia da primeira à última linha, como teria de ser. Ursula von der Leyen fez jus aos créditos que já conquistou desde que preside à Comissão Europeia, centrando o seu discurso sobre o estado da União Europeia no maior desafio que a Europa enfrenta, provavelmente, desde a sua fundação: uma guerra de grandes dimensões em solo europeu, a primeira desde a II Guerra Mundial, que é também uma guerra contra a própria União. “Contra a energia, contra a economia, contra os valores e contra o futuro da Europa.” Uma guerra “das autocracias contra as democracias”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 24 comentários