Reinado de Carlos III arranca com apelos a reparações pela escravatura nas Caraíbas

Depois de Barbados se ter reinventado como uma república em 2021, outros países da região falam abertamente do desagrado com a manutenção dos monarcas britânicos como seus chefes de Estado. Na Jamaica, onde a discussão está mais avançada, crescem também os apelos ao pagamento de indemnizações pelos séculos de escravatura.

Foto
Numa visita a Barbados, em 2021, Carlos III reconheceu a "atrocidade" que foi a escravatura, nas não se referiu ao tema das reparações Reuters/HENRY NICHOLLS

No último dia de Novembro de 2021, os cidadãos da nova república de Barbados deixaram de ser súbditos da rainha Isabel II, numa cerimónia marcada pelo semblante melancólico do príncipe de Gales e pela felicidade da cantora Rihanna, estrela da música pop mundial e a filha mais conhecida da ilha das Caraíbas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 19 comentários