Reino Unido

Isabel II: uma rainha entre líderes

O reinado de Isabel II foi o mais longo da História inglesa (e o segundo mais longo de sempre, ficando apenas atrás do rei da França Luís XIV).

Isabel II com o filho, Carlos III Toby Melville / REUTERS
Fotogaleria
Isabel II com o filho, Carlos III Toby Melville / REUTERS

Há muitas formas de contar e de assinalar as transformações políticas, sociais e económicas que ocorreram no Reino Unido, na Europa e um pouco por todo o mundo entre o ano em que Isabel II chegou ao trono britânico (1952) e o ano da sua morte (2022).

Uma delas é olhar para a História através da longevidade da rainha, nomeadamente a partir da acção e dos desafios dos primeiros-ministros que governaram o país durante os 70 anos em que ela se sentou no trono.

Foram nada mais, nada menos do que 15 chefes de Governo, uns mais próximos da rainha que outros, numa lista que conta com nomes tão icónicos (e tão díspares) como Winston Churchill, Harold Wilson, Margaret Thatcher, Tony Blair ou Boris Johnson e muitos chefes de Estado, alguns dos quais nestas imagens.

A rainha Isabel II morreu, esta quinta-feira, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde costumava passar os meses de Verão.

Ao seu reinado, que foi o mais longo da História inglesa (e o segundo mais longo de sempre, ficando apenas atrás do rei da França Luís XIV), sucede agora o seu filho Carlos – que será oficialmente conhecido como rei Carlos III. 

Deslocação de Vladimir Putin a Londres
Deslocação de Vladimir Putin a Londres Grigory Dukor / REUTERS
Com Jacques Chirac
Com Jacques Chirac Simon Kreitem / REUTERS
 Mandela em Buckingham Palace
Mandela em Buckingham Palace Simon Kreitem / REUTERS
George W. Bush em Buckingham Palace
George W. Bush em Buckingham Palace Ian Jones / REUTERS
Recepção a Obama
Recepção a Obama Lewis Whyld / REUTERS
Justin Trudeau no castelo de Windsor
Justin Trudeau no castelo de Windsor Steve Parsons / REUTERS
Isabel II com Joe Biden em Windsor, no ano anterior
Isabel II com Joe Biden em Windsor, no ano anterior Dylan Martinez / REUTERS