Viseu Dão Lafões aposta em sistema público de bicicletas partilhadas

Os 14 municípios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões vão passar a usufruir de mais de uma centena de bicicletas partilhadas, através de um programa de mobilidade suave para a região.

Foto
Mais de uma centena de bicicletas partilhadas vão estar disponíveis para a população da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões D.R.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai introduzir na região um sistema público de bicicletas partilhadas para a população. A medida faz parte do Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) e prevê a disponibilização de mais de uma centena de bicicletas para uso dos cidadãos das 14 autarquias da comunidade.

O projecto “Mobilidade Suave em Viseu Dão Lafões” inclui ainda a criação de 26 quilómetros de novas ciclovias e vias pedonais no perímetro urbano dos municípios e esta rede de bicicletas será suportada por 37 estações e 235 docas de estacionamento.

O programa vai beneficiar de quase cinco milhões de euros em apoios de fundos comunitários e prevê ainda a implementação de uma aplicação móvel para a população que irá servir de “suporte à operação e gestão da mobilidade no território, que inclui os transportes públicos e transporte flexível”, refere a CIM numa nota de imprensa.

O objectivo desta medida é “promover a competitividade dos transportes públicos face ao transporte poluente individual ao mesmo tempo que são criadas condições favoráveis para a utilização da bicicleta como meio de transporte preferencial dos cidadãos”, explica Fernando Ruas, presidente da comunidade intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Para Fernando Ruas, “as alterações climáticas exigem de todas as entidades um esforço acrescido na descarbonização do território” e, por isso, este projecto “está na linha das melhores práticas internacionais, trazendo às populações evidentes vantagens ambientais, sociais e económicas”.

As 14 autarquias que compõem a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões – Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela – vão servir-se numa primeira fase do projecto de mais de 100 bicicletas, sendo depois aumentado o número de velocípedes numa segunda fase.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar