Frederick Wiseman lê as cartas dos Tolstói e Shia LaBeouf expia os pecados do mundo

O exílio a que a pandemia forçou um cineasta que não quer ser apenas documentarista resultou num magnífico pedaço de invenção e de erupção de cinema: Un Couple. Mas por Veneza passaram já também os novos filmes de Abel Ferrara, Romain Gavras e Luca Guadagnino, e uma “autobiografia” da ditadura militar indonésia, por Makbuil Mubarak.

Foto
Un Couple: imersão na vida de um casal, os Tolstói DR

Frederick Wiseman pergunta porque é que mesmo depois de 60 documentários há-de ser considerado apenas documentarista. Fez Un Couple no momento em que lhe pareceu justo, não se sente obrigado a qualquer coerência. O filme (uma ficção?, uma reconstituição de época?) dura “apenas” 60 minutos, utiliza os serviços de uma actriz, Nathalie Boutefeu, que interpreta Sonia Tolstói, a mulher de Leon Tolstói. Ela relata, em contacto com a natureza, o único cenário, a correspondência que manteve com o marido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar