Twitter testa botão de editar, mas só para quem paga

O novo botão de teste faz parte do serviço de subscrição do Twitter que só está disponível nos EUA, Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

Foto
O antigo presidente executivo do Twitter, Jack Dorsey, sempre esteve contra o botão de editar SOPA Images/Getty

O Twitter está a trabalhar num novo botão que vai permitir editar tweets durante meia hora após a publicação, mas só os utilizadores que pagam para usar a plataforma é que terão acesso. A nova funcionalidade vai começar a ser testada junto de utilizadores do Blue, o serviço de subscrição que o Twitter lançou em 2021 e que só está disponível nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

A informação foi anunciada pela equipa do Twitter esta quinta-feira. “Se virem um botão que diz ‘Tweet editado’ é porque estamos a testar um novo botão de editar”, lê-se numa breve publicação do Twitter na plataforma. “Os Tweets editados aparecerão com um ícone, carimbo da hora, e etiqueta, para que fique claro aos leitores que o Tweet original foi modificado.”

A funcionalidade deverá atrair mais utilizadores para o programa de subscrição do Twitter, que permite navegar na app sem publicidade e dá acesso a algumas ferramentas premium (por exemplo, separadores de temas e um leitor de tweets). Custa 4,99 dólares por mês (cerca de cinco euros à taxa de câmbio actual).

Há muito que o Twitter pondera a inclusão de um botão de editar. O fundador da plataforma, Jack Dorsey, sempre esteve contra a funcionalidade. “Provavelmente nunca teremos um botão de editar”, disse numa entrevista com a revista de tecnologia Wired, em 2020, quando ainda era o presidente executivo da plataforma. “Começámos como um tipo de SMS, serviço de mensagens por texto. E como todos sabem, quando se envia uma mensagem de texto não se pode pedir a mensagem de volta”, justificou.

Há meses que os utilizadores do Twitter Blue já têm um botão para cancelar um tweet antes de ser oficialmente enviado. O objectivo é corrigir erros que são detectados logo após os utilizadores carregarem em enviar.

Sugerir correcção
Comentar