Taxa de desemprego recua para 5,9% em Julho

Primeira estimativa do INE para o mercado de trabalho no mês passado representa um recuo face aos 6% fixados para Junho.

Foto
A população empregada no país, no mês passado, era de 4,87 milhões de pessoas Nuno Ferreira Santos

A taxa de desemprego situou-se em 5,9% em Julho, de acordo com a primeira estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgada esta quarta-feira.

É um “valor inferior ao do mês precedente em 0,1 pontos percentuais” e de 0,7 pontos percentuais relativamente a Julho de 2021. Em relação a três meses antes, a taxa ter-se-á mantido inalterada, adianta o instituto.

No mesmo comunicado, o INE fixa a taxa de desemprego de Junho passado em 6% (após uma primeira estimativa de 6,1%).

Em Julho, sempre com base na primeira leitura do INE, a confirmar no próximo mês, Portugal tinha uma população activa de 5,12 milhões de pessoas (menos 0,1% face a Junho, cerca de sete mil pessoas) e inactiva de 2,47 milhões (mais 0,3%, ou 7,5 mil pessoas).

O INE afirma que “o aumento da população inactiva foi explicado, essencialmente, pelo acréscimo do número de outros inactivos, os que nem estão disponíveis, nem procuram emprego (8,5 mil; 0,4%) e do número de inactivos à procura de emprego, mas não disponíveis para trabalhar (4,3 mil; 11,8%)”.

A população empregada no país, no mês passado, era de 4,87 milhões de pessoas (menos 0,1%) e a população desempregada era composta por 306,2 mil pessoas (menos 1,1%).

O INE adianta ainda que a taxa subutilização de trabalho – que junta a “população desempregada, o subemprego de trabalhadores a tempo parcial, os inactivos à procura de emprego, mas não disponíveis e os inactivos disponíveis, mas que não procuram emprego – situou-se em 11,5%. É um registo menor, em 0,1 pontos percentuais, ao do mês anterior, e inferior em 0,9 pontos percentuais ao do mesmo mês de 2021.

Sugerir correcção
Comentar