Ordem dos Médicos não tem competência para impor equipas mínimas nas urgências, diz PGR

Ordem dos Médicos definiu número mínimo de profissionais para equipas das urgências, mas Ministério da Saúde considerou a proposta ilegal e pediu um parecer ao Conselho Consutlivo da Procuradoria-Geral da República.

Foto
Manuel Roberto

A Ordem dos Médicos (OM) não tem competência para impor um número mínimo de médicos especialistas e de internos das equipas dos serviços de urgência, como fez numa proposta de regulamento sobre esta matéria que colocou em consulta pública em Outubro de 2021. É este o entendimento do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) a quem o Ministério da Saúde pediu um parecer sobre a proposta de regulamento da OM - que estipulava a dimensão mínima das equipas que asseguram o funcionamento dos serviços de urgência - por considerar que era ilegal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários